Faltando poucos dias para as eleições municipais em Manaus, a disputa eleitoral entra em sua fase decisiva com uma polarização entre os candidatos David Almeida (Avante) com 34,4% e Roberto Cidade (União Brasil) com 22,6%. De acordo com a sétima pesquisa do instituto Direto ao Ponto, divulgada nesta segunda-feira (30), ambos devem ir para o segundo turno.
A pesquisa também revela uma acirrada batalha pela terceira posição. Capitão Alberto Neto (PL) chegou a 15,3% e superou Amom Mandel (Cidadania) com 14,9%, mas a diferença entre eles é mínima, o que mantém a tensão entre as campanhas. Apesar da proximidade, a possibilidade de uma grande reviravolta é limitada, dada a proximidade das eleições.
Cenário de Segundo Turno
Em um eventual segundo turno entre David Almeida e Roberto Cidade, o atual prefeito se mantém na frente com 46,2% das intenções de voto, contra 39,3% de Cidade, um relevante diferença de 6,9 pontos percentuais.
Além disso, 12,3% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 2,2% ainda não decidiram seu voto. Esse grupo indeciso poderá ser decisivo na definição do resultado.
Outros Cenários
Em cenários alternativos de segundo turno, David Almeida amplia sua vantagem contra Capitão Alberto Neto e Amom Mandel. Contra Alberto Neto, David alcança 52,2% das intenções de voto, enquanto o adversário tem 33,1%. A diferença de 19,1 pontos percentuais indica uma forte vantagem.
Já contra Amom Mandel, David obtém 55,1% das intenções, com Mandel somando 31,4%, o que cria uma margem ainda maior de 23,7 pontos percentuais. Esses números sugerem que, em confrontos com esses adversários, a reeleição de David Almeida seria bastante provável.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, com 830 eleitores de Manaus, abrangendo todas as seis zonas eleitorais da cidade. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09622/2024.