Por volta das 13h30 desta sexta-feira (9), uma aeronave turbohélice, da marca francesa ATR, da empresa Voepass, caiu em uma área residencial de Vinhedo, município vizinho de Campinas, no interior de São Paulo, vindo de Cascavel, no Paraná. A aeronave seguia para Guarulhos (SP).
A empresa informou, em nota, que o voo 2283 transportava 57 passageiros e 4 tripulantes, total de 61 pessoas. O acidente não deixou sobreviventes.
Sete equipes do Corpo de Bombeiros, integrantes da Defesa Civil e da Polícia Militar se deslocaram até o local, na rua João Edueta, para atender a ocorrência. A via fica próxima da rodovia Miguel Melhado de Campos.
A Voepass Linhas Aéreas informou que acionou todos os meios para ajudar a descobrir as causas do acidente. Até o momento, não há confirmação de como ocorreu a queda do avião. A companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Em vídeo postado nas mídias sociais, nota-se que o avião perde sustentação e vai caindo em círculo, até se chocar no chão.
FAB
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo (Voepass), de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira.
Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão seguindo para o local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência.
Anac
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e informou que está monitorando a prestação do atendimento da empresa às vítimas e familiares, bem como adotando as providências necessárias para averiguar a situação da aeronave.
Governo de São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), retornou ao estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.
Agência Brasil