O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou nesta terça-feira (10) que o governo federal antecipará o pagamento do Bolsa Família no estado do Amazonas para o dia 17 de setembro. A medida foi tomada em resposta à seca severa que está atingindo a região, dificultando o transporte de alimentos, combustíveis e outros itens essenciais para a população.
“Com a baixa dos rios, fica mais difícil transportar o conjunto de necessidades da população”, explicou o ministro durante um evento em Manaus, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prefeitos do Amazonas.
Segundo Dias, a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar R$ 494 milhões para o pagamento de cerca de 656 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família no estado. O adiantamento busca minimizar os impactos da estiagem, que tem prejudicado o acesso a serviços e produtos básicos, principalmente nas áreas mais isoladas.
O evento em Manaus faz parte dos esforços do governo federal para apoiar a população do Amazonas durante a crise provocada pela seca, uma das piores enfrentadas pela região nos últimos anos. O governo também estuda outras medidas para mitigar os efeitos da estiagem e garantir o abastecimento de comunidades afetadas.