O deputado federal Alberto Neto (PL-AM) e o senador Plínio Valério (PSDB-AM) estão entre os parlamentares da oposição ao governo Lula (PT) que já declararam que vão assinar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O documento, que acusa o magistrado de “abuso de poder e violação de direitos constitucionais”, será apresentado nesta segunda-feira (9) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
De acordo com o deputado federal General Girão (PL-RN), um dos articuladores do movimento, mais de 150 deputados já manifestaram apoio ao pedido de destituição do ministro. Girão afirmou ainda que o documento conta com o apoio de 1,4 milhão de brasileiros, que assinaram uma petição em favor do impeachment de Moraes.
Durante um ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) declarou que os parlamentares irão “obstruir os trabalhos” no Congresso até que o presidente do Senado encaminhe o pedido para análise. O evento em São Paulo reuniu milhares de pessoas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra as decisões de Alexandre de Moraes.
Entre os 150 deputados federais que apoiam o impeachment, 21 são da região Norte do Brasil. Rondônia lidera o apoio com oito parlamentares, seguido pelo Pará, com quatro, e Amapá, com dois. No Amazonas, apenas o deputado Capitão Alberto Neto (PL) aderiu ao movimento.
Deputados da Região Norte que Apoiam o Impeachment:
- Acre: Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil), Roberto Duarte (União Brasil)
- Amapá: Silvia Waiãpi (PL), Sonize Barbosa (PL)
- Amazonas: Capitão Alberto Neto (PL)
- Pará: Delegado Caveira (PL), Delegado Éder Mauro (PL), Joaquim Passarinho (PL), Raimundo Santos (PL)
- Rondônia: Coronel Chrisóstomo (PL), Cristiane Lopes (União Brasil), Dr. Fernando Máximo (União Brasil), Lebrão (União Brasil), Lucio Mosquini (MDB), Maurício Carvalho (União Brasil), Silvia Cristina (Progressistas), Thiago Flores (Republicanos)
- Roraima: Nicoletti (União Brasil), Pastor Diniz (União Brasil)
- Tocantins: Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL)
Senadores da Região Norte que Apoiam o Impeachment:
- Acre: Alan Rick (União Brasil), Marcio Bittar (União Brasil)
- Pará: Zequinha Marinho (Podemos)
- Rondônia: Jaime Bagattoli (PL), Marcos Rogério (PL)
- Amazonas: Plínio Valério (PSDB)
- Tocantins: Eduardo Gomes (PL)