Notícias de Manaus
Sociedade

Alistamento Militar Feminino: Com vagas para Manaus, saiba as etapas do processo

Em 2025, foram disponibilizadas 1.465 vagas para mulheres, distribuídas entre o Exército (1.010 vagas), a Aeronáutica (300 vagas) e a Marinha (155 vagas).

A iniciativa pioneira oferece 1.465 vagas para mulheres que completam 18 anos em 2025, com o período de alistamento aberto até 30 de junho (Foto: Exército)

O alistamento militar voluntário feminino começou nesta quarta-feira, 1º de janeiro, e marca um importante passo para o incremento do efetivo das Forças Armadas do Brasil. A iniciativa pioneira oferece 1.465 vagas para mulheres que completam 18 anos em 2025, com o período de alistamento aberto até 30 de junho. As interessadas devem ficar atentas às etapas do recrutamento, que incluem um processo seletivo rigoroso.

A primeira fase do alistamento pode ser realizada de forma online ou presencial, nas Juntas de Serviço Militar de 28 municípios participantes do Plano Geral de Convocação. Durante essa etapa, as candidatas podem escolher em qual Força (Exército, Marinha ou Aeronáutica) desejam ingressar. No entanto, a decisão final dependerá da disponibilidade de vagas e da aptidão das candidatas, conforme exigências específicas de cada Força.

Entre os municípios contemplados estão capitais como Manaus (AM), Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), além de cidades no interior como Águas Lindas de Goiás (GO) e Corumbá (MS). O processo está sendo implementado de forma a alcançar uma ampla cobertura geográfica, com a intenção de incentivar a participação feminina no serviço militar.

Após o alistamento, as candidatas passam por uma seleção com testes físicos e exames médicos, que incluem avaliações clínicas e laboratoriais. As mulheres que não comparecerem à seleção serão automaticamente consideradas desistentes. Aqueles que passarem por todas as etapas poderão ser incorporadas às Forças Armadas nos primeiros meses de 2026, no 1º ou 2º semestre, com o ingresso como soldado ou marinheiro-recruta, dependendo da Força escolhida.

Embora o alistamento seja voluntário, a partir da incorporação, o serviço militar adquire caráter obrigatório, com a imposição de deveres e direitos. O período de serviço é de 12 meses, mas pode ser prorrogado por até oito anos, de acordo com os critérios das Forças Armadas. Após o término do período ativo, as mulheres vão para a reserva não remunerada.

Atualmente, as Forças Armadas contam com cerca de 37 mil mulheres, o que representa cerca de 10% do efetivo total. Elas desempenham funções em áreas como saúde, ensino e logística, com acesso à carreira militar combatente por meio de concursos específicos, como os realizados para o Colégio Naval (Marinha) e as Escolas Preparatórias de Cadetes do Exército e da Aeronáutica.

O alistamento militar feminino é regulamentado pelo Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, e visa fortalecer a presença das mulheres nas Forças Armadas, que vêm ampliando suas oportunidades para o sexo feminino nos últimos anos. O novo processo de alistamento é uma oportunidade única para as mulheres brasileiras interessadas em servir ao país nas áreas de defesa e segurança.

Municípios contemplados

As interessadas devem residir em um dos 28 municípios (de 14 estados) previstos no Plano Geral de Convocação, estabelecido em portaria do Ministério da Defesa: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Como se alistar

O alistamento pode ser feito presencialmente nas juntas de serviço militar da Aeronáutica, Exército e Marinha; ou pela internet (clique aqui). Em aviso na página eletrônica, as Forças Armadas alertam contra golpes.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais