Notícias de Manaus
Meio Ambiente

Amazonas e outros dez estados recebem alerta sobre chuvas intensas durante o fim de semana

As chuvas podem atingir até 60 milímetros por hora, e os ventos podem alcançar 100 km/h.

Amazonas e outros dez estados recebem alerta sobre chuvas intensas durante o fim de semana
As chuvas podem atingir até 60 milímetros por hora, e os ventos podem alcançar 100 km/h. (Foto: Inmet/Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (7), um alerta para a possível formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no fim de semana, nos dias 9 e 10 de novembro, fenômeno que pode trazer chuvas intensas e tempestades para diversas regiões do Brasil.

O aviso meteorológico de nível laranja, indica risco de chuvas fortes, ventos intensos e até alagamentos em diversos estados. O alerta vale até às 10h desta sexta-feira (8) e abrange as regiões de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Distrito Federal, Tocantins, parte de Minas Gerais, Amazonas e o Rio de Janeiro. As chuvas podem atingir até 60 milímetros por hora, e os ventos podem alcançar 100 km/h. Há também risco de queda de galhos de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas.

A ZCAS é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da Amazônia, atravessando o centro do país até o sul do Atlântico. Esse fenômeno provoca grandes volumes de chuvas e tempestades, especialmente entre a primavera e o verão.

O Inmet alerta que a formação de uma ZCAS requer que o canal de umidade persista por pelo menos quatro dias consecutivos, o que pode aumentar a intensidade das chuvas nos próximos dias. O órgão aconselha que a população acompanhe as atualizações climáticas, principalmente em relação à persistência dessa faixa de nebulosidade.

Cuidados e orientações

O Inmet e a Defesa Civil emitem uma série de orientações para a população, como evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda em áreas de risco. Caso ocorram emergências, é recomendada a chamada imediata ao Corpo de Bombeiros (193) ou à Defesa Civil (199).

Além disso, é possível se inscrever para receber alertas de riscos e desastres através de SMS, enviando o CEP da área de interesse para o número 40199, ou via WhatsApp, pelo número 61 2034-4611.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais