No sábado (11), o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), celebrou a chegada do primeiro cruzeiro de 2025 no Porto de Manaus. O navio, que transporta 1,2 mil cruzeiristas — sendo 800 passageiros e 400 tripulantes —, marca a continuidade da temporada de cruzeiros 2024/2025 no estado.
Temporada de cruzeiros movimenta turismo local
Este é o terceiro cruzeiro a atracar na capital amazonense nesta temporada, que prevê a chegada de 15 embarcações até o final de maio. Ainda neste mês de janeiro, são esperados os navios Viking Sea (13/01), MS Insignia (16/01) e Aurora (28/01).
De acordo com a diretora de marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, a temporada tem impacto direto na economia regional. “Esperamos injetar na economia um valor bem significativo, porque o turista vem para fazer passeios turísticos, conhecer restaurantes e bares. Então, realmente movimenta toda a nossa economia. O trade local também está presente, oferecendo informações e suporte”, destacou.
A previsão é que aproximadamente 19 mil turistas visitem o Amazonas até o fim da temporada, fortalecendo o estado como um importante destino turístico internacional.
Experiências que encantam
Durante sua jornada no Amazonas, o navio de origem das Ilhas Marshall fez uma parada em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, visitando a Serra da Valéria. Entre os passageiros, os norte-americanos Jan Dalcorso e Van Stuck, da Flórida, ficaram impressionados com a vastidão do Rio Amazonas e as experiências locais.
“Ver o Rio Amazonas já foi incrível. Eu não tinha ideia da dimensão dos afluentes. Mesmo pequenos no mapa, eles são gigantes. Tivemos uma revelação ao passear na Boca da Valéria e fazer um pequeno passeio de barco. Tudo é novo para nós”, contou Jan Dalcorso.
Receptivo qualificado
No Porto de Manaus, a equipe da Amazonastur recebeu os visitantes com mapas informativos e realizou pesquisas de satisfação. Segundo a diretora Ana Claudia Rego, os dados coletados ajudam a entender o perfil dos turistas, incluindo idade, nacionalidade e avaliações sobre os atrativos locais.
Na temporada anterior (2023/2024), os cruzeiristas destacaram a hospitalidade amazonense, os atrativos naturais e a qualidade dos serviços prestados por guias de turismo como os principais diferenciais.
Novas oportunidades
Com a chegada frequente de cruzeiros internacionais, o Amazonas reforça sua posição como um destino de destaque para o turismo mundial. A expectativa é que a combinação entre belezas naturais, receptividade e estrutura turística continue a atrair visitantes e impulsionar a economia local.