Após 30 dias de calor intenso e altas temperaturas, Manaus registrou uma leve pancada de chuva na manhã desta terça-feira (24), trazendo alívio temporário à população. A precipitação, que surpreendeu a todos antes do esperado, foi registrada em várias zonas da cidade e promete amenizar a sensação de abafamento que vem afetando os cidadãos.
Segundo o Clima Tempo, a previsão para o dia era de sol com nuvens e possibilidade de chuvas à tarde, mas a chuva antecipou sua chegada. As temperaturas devem variar entre 28°C e 37°C, com umidade relativa do ar em 42%. A previsão de chuvas permanece em 30%, com ventos a 5 km/h, reforçando a esperança de que novas precipitações possam surgir.
Apesar de breve, a chuva foi suficiente para aliviar o calor e trazer um pouco de renovação às expectativas de quem enfrentava os efeitos da seca prolongada. O fenômeno tem causado sérios problemas de abastecimento de água e afetado os níveis dos rios na região, especialmente os igarapés e afluentes do rio Negro, que estão com índices historicamente baixos. Essa situação tem gerado preocupações adicionais para as comunidades ribeirinhas, que dependem da água para sua sobrevivência.
Embora a chuva tenha proporcionado um alívio momentâneo, especialistas alertam que ainda é necessário um período prolongado de chuvas para reverter os danos acumulados nos últimos meses.
Foto: Kellen Rocha -GDC