A ativista indígena Vanda Witoto (Rede), anunciou, nesta segunda-feira (22), que vai buscar o primeiro mandato como vereadora na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A ação a afasta da sondagem do pré-candidato Marcelo Ramos (PT) para uma possível candidatura de vice-prefeita nas eleições municipais.
Vanda postou no Instagram que muitas pessoas a questionavam se ela seria candidata a vereadora, prefeita ou vice-prefeita de Manaus. Apesar disso, a ativista afirmou ter feito refletido e se aconselhado com aliados, amigos e familiares.
Dessa forma, Witoto decidiu ser uma representante dos povos originários na CMM. “Juntamos parte desse formigueiro [familiares e amigos] no quintal de casa para anunciar a decisão. Em 2022, mais de 25 mil amazonenses confiaram na minha trajetória e me sinto honrada por este resultado. Este ano, com a responsabilidade que o momento exige, quero buscar meu primeiro mandato no Legislativo Municipal”, disse ela no vídeo.
“Há oito anos, tenho lutado por nossas periferias, pela justiça social, educação, moradia, saúde, melhores condições de acesso à renda e ações de combate à crise climática”, justificou a decisão.