Notícias de Manaus
Economia

Auxílio: Pagamento de R$ 3 mil a permissionários da Ponta Negra será feito em parcela única

O objetivo da medida é minimizar o impacto econômico causado pela ausência de clientes no período de interdição da praia.

A praia da Ponta Negra foi interditada para o banho no dia 17 de setembro (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (01º), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou o pagamento de um auxílio financeiro de R$ 3 mil para 28 permissionários da praia da Ponta Negra, cujas atividades foram interrompidas em função da proibição de banho. A medida foi tomada devido à estiagem severa que afetou o nível do rio Negro, atualmente em torno de 12 metros, abaixo da cota mínima de segurança. O auxílio será pago em parcela única neste mês de novembro.

O anúncio foi realizado durante a cerimônia de formatura de 230 novos guardas municipais, ocorrida na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa. O prefeito destacou que a antecipação do pagamento, inicialmente planejado para ser dividido em três parcelas, foi uma forma de garantir um suporte imediato aos trabalhadores que enfrentam dificuldades financeiras devido à suspensão das atividades.

“Os permissionários estão sem atividade econômica, porque nós precisamos fechar a praia da Ponta Negra. São 28 permissionários que iriam receber um auxílio mensal por três meses. Nós vamos antecipar, para que eles recebam de uma vez só. Acredito que o rio, já que teve um repiquete, vai começar a encher. Quem sabe aí, nos próximos dias, quando estivermos na cota de 16 metros, reabrimos a praia, para que eles possam retomar suas atividades econômicas”, afirmou Almeida.

Wagno Oliveira, secretário municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), informou que esta é a segunda vez que o auxílio é concedido aos permissionários da Ponta Negra, destacando que todos os 28 beneficiários estão devidamente cadastrados na secretaria. Ele reforçou que o objetivo do auxílio é minimizar o impacto econômico causado pela ausência de clientes no período de interdição da praia.

“Este é o segundo ano que a Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, está dando essa contribuição para aqueles permissionários da faixa da areia da Ponta Negra. É um auxílio que nós estamos dando para aqueles permissionários, haja vista que não estão tendo clientes nesse período em que a praia está interditada”, declarou Oliveira.

A praia da Ponta Negra foi interditada para o banho no dia 17 de setembro, após o nível do rio Negro atingir 15,77 metros, abaixo da cota de segurança de 16 metros. A Prefeitura de Manaus reforça que a interdição visa garantir a segurança da população, ao mesmo tempo que apoia financeiramente os permissionários até que as atividades na praia possam ser retomadas com segurança.

Embora ainda não haja previsão para a reabertura da praia para banho, espera-se que a elevação do nível do rio com o retorno das chuvas permita que isso ocorra em breve.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais