Notícias de Manaus
Mundo

Avião cargueiro dos EUA chega a Manaus para preparativos da visita de Joe Biden

No total, estão programadas 30 aeronaves cargueiras para desembarcar na cidade nas próximas semanas.

Avião cargueiro dos EUA chega a Manaus para preparativos da visita de Joe Biden
No total, estão programadas 30 aeronaves cargueiras para desembarcar na cidade nas próximas semanas. (Foto: Divulgação/Casa Branca)

Um avião cargueiro militar C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Estados Unidos pousou na noite desta terça-feira (5) no Aeroporto Internacional de Manaus, trazendo os primeiros suprimentos para a aguardada visita do presidente dos EUA, Joe Biden, à capital amazonense. O voo chegou por volta das 20h55 e trouxe veículos oficiais, equipamentos de apoio e outros materiais necessários para os preparativos da visita.

A chegada do C-17 é apenas o primeiro de muitos carregamentos previstos para Manaus. De acordo com fontes militares, três aviões cargueiros adicionais deverão aterrissar na próxima sexta-feira (8), com mais suprimentos e recursos para a segurança e logística do evento. No total, estão programadas 30 aviões cargueiros para desembarcar na cidade nas próximas semanas, reforçando a estrutura necessária para a visita de Biden à região.

A presença de Biden na Amazônia, marcada para os dias 16 e 17 de novembro, deverá ser um dos principais marcos da sua agenda internacional antes de seguir para o Rio de Janeiro. No Brasil, o presidente dos EUA participará da 19ª Cúpula do G20, que ocorrerá entre os dias 18 e 19 de novembro.

Além do avião cargueiro, duas aeronaves presidenciais modelo Boeing 747 VC-25A, conhecidos como “Air Force One” quando o presidente está a bordo, também chegarão a Manaus no dia 16 de novembro. Estas aeronaves, que operam com um protocolo de segurança altamente rigoroso, trarão o presidente Joe Biden e sua comitiva. Uma das aeronaves servirá como transporte principal, enquanto a outra atuará como reserva técnica, uma prática comum em viagens de alto escalão.

A visita de Biden à Manaus será um momento de relevância diplomática, especialmente no contexto das relações entre os Estados Unidos e o Brasil, e da preocupação crescente com a preservação da Amazônia. Durante sua estadia, o presidente norte-americano deverá discutir temas ambientais, econômicos e de cooperação internacional, além de reforçar o compromisso dos EUA com a sustentabilidade da região amazônica.

De acordo com apuração da jornalista Lisandra Paraguassu, da agência Reuters, a viagem de Biden à Amazônia surge como uma substituição de uma visita oficial prometida ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua visita a Washington no ano passado. Inicialmente prevista para acontecer em 2024, a viagem a Manaus assumiu o lugar da visita de Biden, que decidiu não se candidatar à reeleição, o que alterou sua agenda internacional.

Manaus foi escolhida como local para o encontro devido ao interesse do presidente dos EUA em conhecer de perto a região amazônica e suas questões ambientais. A visita a Manaus marca uma oportunidade de intensificar os laços entre os dois países e de discutir iniciativas de preservação e desenvolvimento sustentável para a maior floresta tropical do mundo.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais