O Boi Garantido, um dos símbolos mais icônicos do Festival de Parintins, chega nesta segunda-feira (16) a Campinas, no interior de São Paulo, para participar do encerramento da ABRAS’24 Food Retail Future, evento organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento reúne as maiores empresas do varejo de alimentos do Brasil, e o Boi Garantido será a principal atração cultural da programação, com uma apresentação especial na terça-feira (17) à noite.
De acordo com João Galassi, presidente da ABRAS, o evento é uma oportunidade para debater o futuro do varejo alimentar e, ao mesmo tempo, valorizar e compartilhar a rica cultura brasileira. “Estamos empolgados em trazer para Campinas a vibrante experiência do festival de Parintins. É essencial valorizar nossa rica cultura e compartilhar nossas tradições com o mundo”, afirmou Galassi.
O espetáculo
O espetáculo, orientado por Fred Góes e Marialvo Brandão, reflete o compromisso do Boi Garantido com a cultura nacional, além de sua recente consagração como patrimônio cultural imaterial brasileiro. A apresentação seguirá o formato de espetáculos realizados anteriormente em Curitiba (PR), São Luís (MA) e Brasília (DF), com toadas e performances dos itens individuais dos bois Garantido e Caprichoso. A comitiva do Boi Garantido é composta por cerca de 45 pessoas, incluindo músicos e artistas tradicionais da cultura amazonense.
Entre os artistas que representarão o Garantido estão David Assayag (levantador de toadas), Sebastião Júnior (apresentador), Edilene Tavares (rainha do folclore), Lívia Christina (porta-estandarte), João Paulo Faria (amo do boi), Adriano Paketá (pajé) e outros. O boi de pano, símbolo maior da Nação Vermelha e Branca, será conduzido por Batista Silva, com a direção do espetáculo assinada por Rivaldo Pereira.
Mensagem sobre mudanças climáticas
Com uma mensagem forte sobre as adaptações climáticas e os impactos na Amazônia, o Boi Garantido abrirá o espetáculo com a toada “A vida depende da vida”, composta por Tony Medeiros. A canção, interpretada por David Assayag, faz um alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas, que afetam diretamente a região amazônica e outras partes do Brasil, como o Sul.
“A seca tem causado enormes dificuldades às populações ribeirinhas e indígenas da Amazônia, afetando a economia, o meio ambiente e a sociedade. Por isso, levaremos essa mensagem de alerta ao público da ABRAS’24, ressaltando a importância de proteger o homem da Amazônia e seu ecossistema”, destacou Rivaldo Pereira, diretor do espetáculo.
A apresentação dos bois está programada para as 20h, horário local, e promete encantar o público com a beleza e a força cultural do Festival de Parintins, enquanto chama atenção para a necessidade de ações em defesa do meio ambiente.