Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (23) no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus, enquanto transportava um caminhão carregado com mais de duas toneladas de drogas, entre maconha e cocaína. O material apreendido foi avaliado em mais de R$ 40 milhões, conforme informações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
De acordo com o delegado Mário Paulo, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a prisão é fruto de uma operação que teria iniciado há semanas, após a identificação de um caminhão suspeito vindo de São Paulo. O veículo estaria transportando uma carga que, inicialmente, parecia lícita, mas despertou desconfiança das autoridades.
Durante abordagem policial em um posto de gasolina, os policiais identificaram o material ilícito. Em depoimento, o motorista do caminhão confessou que receberia uma quantia significativa em dinheiro pelo transporte da droga. O nome dele não foi divulgado, mas ele será indiciado por tráfico de drogas e pode pegar uma pena de até 15 anos de prisão.
A operação marca mais um grande resultado do DRCO no combate ao tráfico de drogas em 2024. Segundo o delegado Mário Paulo, o departamento já apreendeu mais de 10 toneladas de drogas neste ano, e, ao somar com as operações de outras forças policiais, o total de entorpecentes retirados de circulação ultrapassa 13,5 toneladas — o dobro da quantidade registrada em 2023.
O homem preso permanece à disposição da Justiça, enquanto as autoridades trabalham para identificar outros envolvidos no esquema.
Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM