Notícias de Manaus
Sociedade

Campanha de vacinação contra influenza pretende imunizar mais de 440 mil pessoas em Manaus

Campanha de vacinação contra influenza pretende imunizar mais de 440 mil pessoas em Manaus
Campanha de vacinação contra influenza pretende imunizar mais de 440 mil pessoas em Manaus

A Prefeitura de Manaus informa que dará início à vacinação contra a influenza (gripe) no dia 2 de setembro, para pessoas de 18 grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde. A estratégia segue até o dia 26 de outubro, com a aplicação de doses em 162 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas por toda a cidade, além de busca ativa vacinal e outras ações para reforço da imunização da população contra a doença.

A estratégia de imunização contra a influenza tem como meta alcançar 90% da população de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e idosos com 60 anos ou mais. O percentual equivale a 442.477 do total de 491.641 pessoas que compõem esses grupos prioritários, conforme dados do Ministério da Saúde de 2023.

Os demais grupos prioritários da estratégia são: pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico ao superior; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema penitenciário; adolescentes de até 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade, com 18 anos ou mais; e pessoas com comorbidades.

A Semsa recebeu, na sexta-feira, 23/8, um total de 150 mil doses da vacina influenza trivalente para início da imunização em Manaus, com a previsão de envio de novos lotes ao longo do período da estratégia. A vacina inativada é composta de três cepas de vírus, duas do tipo A e uma do tipo B, sendo indicada para utilização na estratégia conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para receber o imunizante contra a influenza, os usuários podem se dirigir a uma das salas de vacina e apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento que comprove sua inclusão entre os grupos prioritários.

Seis dos 162 pontos de vacinação da Semsa funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, sendo, ao menos, um em cada zona geográfica da capital. A clínica da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, zona Norte, tem atendimento todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 17h.

A lista completa de locais, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada on-line no site www.manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”. O link para acesso direto é o https://bit.ly/LocaisVacinacaoInfluenza

Para o atendimento de pessoas acamadas, equipes da Semsa irão atuar na aplicação de vacinas em domicílio. Os responsáveis por esses usuários deverão efetuar cadastro e agendamento prévio do serviço mediante contato telefônico com o Distrito de Saúde (Disa) responsável pelo bairro de sua residência, no período de 2 a 30 de setembro, no horário das 8h às 17h.

Os telefones de contato para agendamento, todos com código de área 92, são: para moradores da zona Norte, 98842-6029; da zona Sul, 98842-8346; da zona Leste, 98842-8506; e, da zona Oeste, 98802-4713. O serviço pode ser agendado, também, pelo Disque-Saúde, 98842-5959.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais