A propaganda eleitoral nas ruas de todo o Brasil só pode ser realizada até as 22h deste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024. A partir desse horário, candidatas, candidatos, partidos, federações e coligações estão proibidos de promover qualquer tipo de divulgação nas vias públicas, conforme determina a Lei das Eleições e a Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essa modalidade de propaganda teve início no dia 16 de agosto e compreende o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, distribuição de material gráfico e realização de caminhada, carreata ou passeata acompanhada ou não por carro de som ou minitrio.
Candidatos
As vésperas da eleição municipal, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo) estão realizando a última motocarreata da chapa ‘Ordem e Progresso’ em Manaus. Os candidatos iniciaram as atividades em frente ao Museu da Amazônia, na Avenida Margarita, bairro Cidade de Deus, e seguiram até o bairro Ponta Negra, onde apoiadores e moradores participaram da concentração.
O atual prefeito e candidato à reeleição David Almeida (Avante) publicou nas redes sociais que optou por participar de um culto na tarde deste sábado ao lado de sua noiva, Izabelle Fontenele, em uma igreja evangélica da capital. No vídeo, ele não confirma se cumprirá agenda até às 22h.
O candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) anunciou em suas redes sociais que irá participar da festa de encerramento da campanha eleitoral do partido. O evento irá acontecer a partir de 18h, na rua Calcida Pedroso, nº 529, bairro Alvorada.
Na manhã deste sábado, Marcelo Ramos (PT) mobilizou apoiadores durante uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade. O movimento percorreu as ruas Marechal Deodoro, Teodoreto Souto e Guilherme Moreira, encerrando na Praça da Polícia.
A campanha de Roberto Cidade (União Brasil) programou três grandes eventos para encerrar o primeiro turno das eleições. Na manhã do sábado, o candidato realizou uma caminhada na zona Norte, onde reuniu apoiadores e moradores da região. À tarde, Cidade fará carreatas em diversos bairros da capital amazonense. À noite, Roberto encerrará a campanha em cima de um trio elétrico durante mobilização também na zona norte.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Wilker Barreto (Mobiliza) conta que participou de uma reunião interna com membros do partido para alinhamento das últimas ações e afirma que deve aguardar o resultado das eleições junto ao seus correligionários.
Até o fechamento deste matéria, o candidato Amom Mandel (Cidadania) não divulgou a agenda do dia. O espaço segue em aberto.
Proibições no dia do pleito
Neste domingo (6), dia da votação, a propaganda eleitoral está totalmente proibida. A exceção é para a manifestação individual e silenciosa de eleitoras e eleitores, que podem usar bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas, desde que não caracterizem aglomerações ou ações coordenadas.
Qualquer tentativa de fazer campanha, incluindo a utilização de alto-falantes, distribuição de material de propaganda ou pedido de votos nas proximidades das seções eleitorais, é considerada crime eleitoral. Os responsáveis por práticas irregulares estão sujeitos a punições, que podem incluir multa e até detenção, dependendo da gravidade da infração.
Foto: Montagem/Notícias de Manaus