Para celebrar o Dia Mundial do Pão, comemorado no dia 16 de outubro, chefs do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Manaus apresentaram uma versão gigantesca do tradicional sanduíche amazônico X-Caboquinho. O “X-Cabocão”, com impressionantes 10 metros de comprimento, foi exibido na tarde desta quinta-feira (15) e serviu 250 convidados.
O sanduíche, conhecido por sua combinação de tucumã, queijo coalho e banana pacovã frita, recebeu uma versão “mega-hiper” para a ocasião. Na produção do pão de 23 quilos foram utilizados 13 quilos de farinha de trigo. Além disso, o recheio também foi preparado em grandes quantidades: 13 quilos de polpa de tucumã, 13 quilos de queijo coalho, 20 quilos de banana pacovã frita e um quilo de manteiga.
Franci Jander Oliveira, panificador responsável, explicou o processo de montagem do sanduíche: “Flambamos o recheio com o maçarico e temos um produto bom e maravilhoso”, destacou, ressaltando a qualidade dos ingredientes utilizados.
A iniciativa para a produção do X-Caboquinho gigante foi do Sindicato das Panificadoras e Confeitarias do Amazonas (Sindpan), como parte das comemorações da data internacional dedicada ao pão, um dos alimentos mais consumidos no mundo.
O evento foi um sucesso e reafirmou a importância do X-Caboquinho como um ícone da culinária regional, unindo tradição e inovação para celebrar uma data mundialmente importante.
(*) Com informações do Amazonas Atual
Foto: Sindpan/Divulgação