O Flamengo é o grande campeão da Copa do Brasil 2024! A equipe rubro-negra garantiu o título na tarde deste domingo (10), ao vencer o Atlético-MG por 1 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte. Aproveitando a vantagem obtida no jogo de ida, o time rubro-negro anotou o gol da vitória aos 37 minutos do segundo tempo, com um golaço de Plata, garantindo seu quinto troféu da competição e empatando com o Grêmio na quantidade de conquistas da história do torneio.
Além da taça, o Flamengo conquistou também uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores de 2025, consolidando sua força no cenário nacional e internacional. O triunfo também marca um capítulo importante na história do clube, que segue ampliando seu legado de conquistas.
Jogo
O confronto começou com o Atlético-MG impondo uma pressão intensa, apoiado por sua torcida vibrante. O time mineiro, buscando reverter a vantagem do Flamengo, apostou em jogadas rápidas e triangulações envolvendo Zaracho, Scarpa, Paulinho e Hulk. As investidas deram trabalho ao goleiro rubro-negro Rossi, que viveu momentos de tensão. Aos 35 minutos, ele quase cometeu um erro grave ao tentar um passe para Pulgar, mas a bola se embolou e Paulinho quase abriu o placar para o Galo.
Apesar de estar sofrendo com a pressão, o Flamengo não se intimidou e procurou explorar os contra-ataques. As principais oportunidades surgiram com Gerson, que aos 2 minutos quase marcou, e com Arrascaeta, que levou perigo aos 24 minutos com uma cabeçada que passou perto do gol.
No segundo tempo, o Atlético-MG precisaria de ao menos um gol para igualar o confronto, e o time se lançou ainda mais ao ataque. O técnico Gabriel Milito colocou em campo Alan Kardec para dar mais poder ofensivo ao Galo. Contudo, o Flamengo manteve o controle da partida, apostando na velocidade de seus jogadores.
Bruno Henrique teve duas grandes oportunidades para ampliar a vantagem, aos 6 e 17 minutos, mas acabou desperdiçando. Michael também teve a chance de marcar aos 20 minutos, mas falhou ao tentar driblar o goleiro Everson, que fez a defesa. Com o tempo passando e o nervosismo tomando conta dos jogadores atleticanos, o Flamengo se manteve firme.
Aos 37 minutos, veio o gol que garantiu o título. Bruno Henrique fez um lançamento perfeito para o equatoriano Plata, que com muita calma, tocou por cima de Everson e anotou um golaço, colocando o Flamengo na frente e praticamente assegurando o título.
Confusão
Após o gol, a tensão tomou conta da Arena MRV. Cenas lamentáveis de confusão entre torcedores e jogadores aconteceram, obrigando a paralisação temporária do jogo. Objetos e até bombas foram lançados contra os atletas do Flamengo, gerando um clima de violência que desfigurou o espírito esportivo da partida.
Quando o jogo foi retomado, o goleiro Everson ainda fez duas grandes defesas para evitar o segundo gol rubro-negro, mas já era tarde demais. O Flamengo, agora tranquilo, só precisou aguardar o apito final para soltar o grito de campeão e celebrar mais uma conquista importante na temporada.
*Com informações da CNN