A defesa do senador Eduardo Braga (MDB) contestou na tarde desta sexta-feira (20), o indiciamento realizado pela Polícia Federal (PF) contra ele, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR). Os três são acusados de favorecimento ao grupo farmacêutico Hypera Pharma, anteriormente conhecido como Hypermarcas, durante sua atuação no Congresso Nacional.
Em nota enviada ao A Crítica, o advogado Fabiano Silveira afirmou que as acusações são “ilações esdrúxulas” e carecem de suporte nos elementos do inquérito. Silveira destacou que não há evidências de que Braga tenha mantido contato com o delator e criticou a mudança de versão do depoente, ocorrida quatro anos após os fatos. “Não tenho dúvidas de que o inquérito será arquivado. Triste, porém, é ver mais um episódio de vazamento ilegal”, declarou.
A investigação, que se arrastou por seis anos em segredo de Justiça, foi enviada ao relator do caso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, no mês passado. Fachin, por sua vez, encaminhou os autos à Procuradoria-Geral da República (PGR), que agora analisa se haverá denúncia formal contra os senadores.
O inquérito apura um suposto recebimento de R$ 20 milhões por parte dos senadores do MDB, oriundos da antiga Hypermarcas, por meio do empresário Milton Lyra. A acusação sustenta que os valores teriam sido pagos para garantir a aprovação de um projeto de lei entre 2014 e 2015 que concederia incentivos fiscais a empresas. Além disso, a investigação alega que Renan Calheiros indicou um nome para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intuito de atender aos interesses do grupo farmacêutico.
Este desdobramento faz parte da extinta Operação Lava Jato e se originou em 2018, após a delação do ex-diretor da Hypermarcas, Nelson Mello, que revelou a existência de contratos fictícios com empresas indicadas por Milton Lyra, destinados a repassar recursos aos senadores.
A expectativa agora recai sobre a PGR e a eventual decisão do procurador-geral Paulo Gonet sobre os próximos passos da investigação.