Notícias de Manaus
Mundo

Deportações nos EUA chegam a quase 200 mil em 2025 sob governo Trump

Número pode ultrapassar 300 mil até setembro e se aproximar de recorde registrado na era Obama.

Deportações nos EUA chegam a quase 200 mil em 2025 sob governo Trump
Número pode ultrapassar 300 mil até setembro e se aproximar de recorde registrado na era Obama. (Foto: ICE/ Depaartamento de Imigração e Alfândega dos EUA)

O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) já efetuou quase 200 mil deportações de pessoas nos primeiros sete meses do novo governo Donald Trump, segundo informou um alto funcionário do Departamento de Segurança Interna. O dado coloca o país no caminho para atingir a maior taxa de deportações em pelo menos dez anos, embora ainda abaixo da meta declarada pela Casa Branca.

No total, já foram contabilizadas 350 mil deportações desde a posse de Trump em janeiro, incluindo repatriações realizadas pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), pela Guarda Costeira e casos de autodeportação.

O balanço considera ainda cerca de 71 mil deportações registradas entre outubro e dezembro de 2024, período que antecedeu a posse presidencial. Caso o ritmo seja mantido, o ICE poderá ultrapassar a marca de 300 mil remoções no ano fiscal de 2025, que se encerra em 30 de setembro.

A última vez que os EUA registraram patamar semelhante foi em 2014, durante o governo Barack Obama, quando aproximadamente 316 mil imigrantes foram removidos.

Para reforçar a fiscalização, o governo Trump ampliou a atuação de diferentes agências federais em operações de imigração em grandes centros urbanos, como Los Angeles e Washington, D.C.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais