Notícias de Manaus
Política

Deputado do PT aciona PGR contra Nikolas Ferreira por favorecer lavagem de dinheiro em vídeo

Rogério Correia afirma que fala do colega incentiva uso de dinheiro vivo e fragiliza mecanismos de controle financeiro.

Deputado do PT aciona PGR contra Nikolas Ferreira por favorecer lavagem de dinheiro em vídeo
Nikolas Ferreira (PL - MG), deputado federal (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou nesta sexta-feira (28) uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o também deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O petista acusa o parlamentar de disseminar informações falsas sobre o sistema financeiro nacional e de favorecer brechas que podem ser usadas para lavagem de dinheiro.

O pedido ocorre após a repercussão da megaoperação que atingiu instituições do centro financeiro da Faria Lima, em São Paulo. No documento, Correia cita um vídeo gravado por Nikolas Ferreira sobre mudanças na fiscalização do Pix. Publicado em janeiro no Instagram, o conteúdo ultrapassou 336 milhões de visualizações e gerou ampla discussão nas redes sociais.

Segundo o parlamentar, ao sugerir que o governo planejava restringir o uso do Pix — medida que acabou descartada — Nikolas estimulou a desconfiança da população no sistema financeiro e incentivou o uso de dinheiro em espécie.

“Essa indução à desconfiança, aliada ao incentivo ao uso de dinheiro vivo, beneficia diretamente esquemas que terceirizam a movimentação de recursos ilícitos para empresas de fachada e plataformas digitais pouco reguladas”, afirma Correia no pedido enviado à PGR.

O deputado pede que a Procuradoria investigue possíveis crimes de divulgação de informações falsas sobre instituições financeiras, lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação ao tráfico. Ele solicita ainda a retirada do vídeo das redes sociais, além de quebras de sigilo bancário e telefônico do colega de Câmara.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais