Notícias de Manaus
Sociedade

Desembargador Jomar Fernandes assume presidência do TJAM em 2025

O desembargador deve assumir a presidência do TJAM em 2 de janeiro de 2025 (Foto: Divulgação)

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, de 63 anos, está prestes a assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), substituindo a atual presidente Nélia Caminha. A eleição oficial para o cargo está marcada para o dia 27 de agosto, mas a escolha de Fernandes já é considerada certa, uma vez que ele foi o único candidato inscrito para a sucessão. Essa condição o coloca entre os chefes do Judiciário amazonense eleitos por aclamação.

O prazo para inscrições ao pleito encerrou na última segunda-feira (12), sem que nenhum outro desembargador se candidatasse, consolidando a ascensão de Fernandes ao posto máximo do TJAM. Sua trajetória no tribunal é marcada por aclamações consecutivas, incluindo sua escolha como corregedor-geral do TJAM em novembro de 2023, cargo que ele ainda ocupa.

Para o cargo de vice-presidente do Judiciário Estadual se inscreveram os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil – atual vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) – e Cezar Luiz Bandiera, diretor da Escola Judicial (Ejud/TJAM).

O cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas também terá dois concorrentes: o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.

Os magistrados interessados em apresentar suas candidaturas tiveram prazo de 15 dias (de 29/07 a 12/08 – última sexta-feira) para registrar suas inscrições. A escolha dos novos dirigentes deve ocorrer, no mínimo, 60 dias antes do término do mandato da gestão atual, a ocorrer em 1º de janeiro de 2025.

Até o momento, a data da eleição ainda não foi anunciada pelo Plenário do Tribunal de Justiça do TJAM.

Carreira e Prestígio Nacional

Jomar Fernandes iniciou sua carreira na magistratura em 1986, começando como juiz nas cidades de Humaitá e Itacoatiara. Em Manaus, atuou em várias varas, como a Fazenda Pública Municipal, Dívida Ativa Municipal, Vara Cível e de Acidentes de Trabalho. Além dessas funções, ele também desempenhou papéis significativos como juiz corregedor-auxiliar e juiz auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência do TJAM. Fernandes tem ainda uma sólida experiência na Justiça Eleitoral, onde atuou como juiz eleitoral e coordenador da propaganda eleitoral.

Em 2024, a carreira de Fernandes ganhou destaque nacional quando foi eleito conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça. Seu prestígio foi ainda mais reconhecido com a eleição, por aclamação, como presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), em janeiro deste ano.

Desafios e Expectativas

Com a aclamação iminente para a presidência do TJAM, Jomar Fernandes terá a missão de manter o tribunal em posição de destaque no cenário nacional e de continuar fortalecendo a justiça estadual.

O desembargador deve assumir a presidência do TJAM em 2 de janeiro de 2025, encarregando-se de conduzir a corte pelos próximos dois anos.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais