Em uma cerimônia histórica realizada nesta sexta-feira (10), as desembargadoras Carla Maria Reis e Nélia Caminha Jorge tomaram posse como presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o biênio 2025-2026. Esta é a primeira vez que a Corte será liderada por duas mulheres, consolidando uma composição majoritariamente feminina, um marco que foi amplamente celebrado durante o evento.
O desembargador João Simões, que deixou a presidência do TRE-AM, destacou Esta é a primeira vez que a Corte será liderada por duas mulheres, um marco que foi amplamente celebrado durante o evento.a importância dessa representatividade. “Nós teremos na presidência a desembargadora Carla Reis, na vice-presidência e corregedoria a desembargadora Nélia Caminha Jorge e também, formando o plenário, a desembargadora Mirza Telma, as juízas Giselle Falcone, Mara Elisa de Andrade, Anagali Bertazzo, Mônica do Carmo e doutora Maria Benigno. Muito bom essas mulheres serem maioria na nossa Corte”, afirmou.
Representatividade e inspiração
Ao comentar o ineditismo de sua posse, Carla Reis destacou o impacto simbólico do momento. “É uma motivação a mais para nos empenharmos com transparência, integridade, honestidade e sobretudo coerência dentro do TRE”, disse. Para a nova presidente, a ocasião representa um exemplo para mulheres que buscam ocupar espaços de liderança, seja no Judiciário, na iniciativa privada ou em outros âmbitos da administração pública.
Nélia Caminha Jorge também reforçou a importância da parceria com Carla Reis e destacou a experiência acumulada em sua trajetória. “Estou muito confiante, confio na desembargadora Carla e temos experiência. Já fui membro do TRE enquanto juíza, presidi eleição municipal, fui juíza-coordenadora da propaganda eleitoral e conheço o Tribunal Eleitoral. Espero honrar o compromisso assumido e honrar o voto dos meus pares”, afirmou.
Desafios eleitorais
As novas lideranças das desembargadoras assumem o TRE-AM em um período crucial: o biênio incluirá as eleições de 2026, quando o Brasil irá escolher o presidente da República, senadores, deputados estaduais e federais, além de governadores. Durante a coletiva de imprensa antes da solenidade, Carla Reis destacou os desafios logísticos que são característicos do estado do Amazonas, especialmente devido à vazante dos rios no período eleitoral.
“O Tribunal Regional Eleitoral não faz as eleições sem a ajuda do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que são nossos parceiros desde sempre. Nas eleições de 2022 eu estive à frente, na condição de corregedora e vice-presidente e, com a força de Deus e de Nossa Senhora, estaremos preparados para mais um desafio”, afirmou.
Com o simbolismo do momento e o compromisso reafirmado por ambas as desembargadoras, o TRE-AM inicia um novo capítulo sob a liderança feminina, com o olhar voltado para os desafios à frente e a inspiração deixada para as futuras gerações.