Os candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL) dominam as pesquisas para a prefeitura em 14 capitais do Brasil, enquanto os vinculados a Lula aparecem na liderança em apenas seis. Apesar dos escândalos envolvendo o ex-presidente, Bolsonaro mantém uma forte influência política no Brasil, a ponto de seu apoio ser decisivo nas eleições de 2024. Na maioria dos casos, o suporte de Bolsonaro impulsiona significativamente as candidaturas que ele endossa.
Em Manaus, onde o atual prefeito David Almeida (Avante) está na liderança da corrida à prefeitura, o deputado Capitão Alberto Neto (PL) cresceu nas intenções de voto e está tecnicamente empatado em segundo lugar, enquanto Marcelo Ramos (PT) ocupa a 5ª posição. Os dados são da pesquisa AtlasIntel, divulgada na última quarta-feira (25).
O levantamento ouviu 1.201 pessoas na capital do Amazonas entre os dias 19 e 24 de setembro. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número AM-02999/2024.
Cenário em outras capitais
Uma pesquisa realizada na tarde da última sexta-feira (27) revelou que, em duas capitais do Brasil, os candidatos apoiados por Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados na liderança. Em cidades em que a pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha, a última lançada foi a considerada.
Em São Paulo, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado Guilherme Boulos (PSOL) estão separados por apenas um ponto percentual. Em Natal, ocorre um empate triplo entre Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil), apoiado por Bolsonaro.
Em outras oito capitais, candidatos “neutros” lideram, muitos deles de partidos de centro-direita. No geral, nomes bolsonaristas ficam na segunda colocação, com chance de segundo turno, enquanto a esquerda fica longe de emplacar uma candidatura.
Candidatos bolsonaristas estão bem posicionados em diversas regiões, com alguns indicando a possibilidade de vitória ainda no primeiro turno. São os casos do prefeito Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista; de JHC (PL), em Maceió; de Tião Bocalom (PL), em Rio Branco; e de Bruno Reis (União), em Salvador. Nessas cidades, os candidatos de Lula nem subiram nas pesquisas.
Foto: Montagem/Notícias de Manaus