Os poucos funcionários do X, antigo Twitter, no Brasil, foram surpreendidos na manhã deste sábado (17/08) com uma reunião de emergência. Durante o encontro, foi anunciado o encerramento das operações da empresa no mercado brasileiro e a demissão de toda a equipe.
Conforme apurado pelo Tecnoblog, poucas informações foram repassadas aos colaboradores, gerando um clima de incerteza e frustração. Fontes presentes na reunião afirmam que a decisão de Elon Musk de retirar a plataforma do país está ligada a recentes desacordos com decisões judiciais, que exigiam a remoção de perfis e posts, além da entrega de dados pessoais de usuários.
A operação brasileira do X contava com cerca de 40 funcionários. Segundo relatos, os gestores justificaram a saída do país como uma medida de segurança para a equipe.
O caráter urgente da reunião, convocada para um final de semana, fez com que vários membros da equipe não vissem o convite e ainda não saibam que foram demitidos. Além disso, os acessos aos sistemas da empresa já foram cortados, e não há clareza sobre a possibilidade de os funcionários receberem algum pacote de desligamento, incluindo o valor equivalente às ações que possuíam do Twitter, na época em que a empresa ainda era negociada em bolsa.
A continuidade do funcionamento do X no Brasil permanece incerta. Mesmo sem uma equipe local, o aplicativo pode, em tese, continuar acessível aos usuários brasileiros, mas não há confirmação se essa será a estratégia adotada por Musk.