Notícias de Manaus
Eleições

Em Manaus, consumo de bebida alcoólica está proibido das 6h às 18h neste domingo de eleição

Em Manaus, consumo de bebida alcoólica está proibido das 6h às 18h neste domingo de eleição
Em Manaus, consumo de bebida alcoólica está proibido das 6h às 18h neste domingo de eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, por meio de portaria conjunta publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (3), a implementação da ‘Lei Seca’ durante as eleições deste domingo (6). A medida proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados e mercearias de Manaus das 6h às 18h. A proibição também se estende a um possível segundo turno das eleições, agendado para 27 de outubro.

Assinada pelos desembargadores João Simões e Airton Gentil, presidente e vice do TRE-AM, juntamente com o juiz eleitoral Rafael Raposo e o Coronel Marcus Vincíus Almeida, secretário de segurança pública do Amazonas, a portaria visa promover um “voto consciente em prol do fortalecimento do processo democrático”.

Segundo a portaria, a experiência em eleições anteriores demonstra que a proibição do consumo de álcool é eficaz na redução de ocorrências e na contenção de distúrbios nos locais de votação. “O descumprimento desta portaria implica na prática de crime de desobediência”, conforme prevê o artigo 330 do Código Penal Brasileiro (CPB). Nos municípios de Juruá, Alvarães e Uarini, a ‘Lei Seca’ começará à meia-noite do domingo (6).

Durante as eleições de 2020, a fiscalização foi intensificada, resultando no fechamento de oito estabelecimentos no primeiro turno e 79 no segundo. Além disso, três festas clandestinas foram interrompidas, e 14 motoristas foram autuados em flagrante pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) após testes de alcoolemia.

A implementação da ‘Lei Seca’ é um esforço do TRE-AM e da SSP-AM para garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral, promovendo um ambiente propício para a participação cidadã. A expectativa é que, assim como nos pleitos anteriores, a medida contribua para um domingo de votação mais tranquilo e organizado.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais