Notícias de Manaus
Amazonas

Estiagem 2024: Nível do Rio Negro desce mais de 70 centímetros em julho

A previsão de uma seca severa para este ano já mobiliza autoridades e comunidades locais (Foto: Alex Pazuello/Secom)

O Rio Negro apresentou uma queda significativa de 73 centímetros nos primeiros 19 dias de julho em Manaus, conforme dados do Porto da capital. Na sexta-feira (19), o nível do rio estava em 26,07 metros. Com previsões indicando uma seca severa em 2024, a situação atual lembra a estiagem do ano passado, quando o Rio Negro atingiu seu nível mais baixo em 120 anos. Essa queda histórica trouxe graves impactos à cidade, incluindo emergências, fechamento de escolas rurais e alterações em pontos turísticos.

Desde 17 de junho, o Rio Negro parou de subir, começando a descer no dia 23 do mesmo mês, com uma média de 3,8 centímetros por dia. Apenas na sexta-feira, o nível do rio caiu sete centímetros, a maior descida registrada.

A situação também é preocupante em outras cidades do Amazonas. Em Itacoatiara, Tabatinga e Coari, os rios também estão apresentando quedas significativas. Em Tabatinga, o Rio Solimões desceu quase um metro desde 12 de julho, enquanto em Coari, a descida foi de 82 centímetros desde junho.

A previsão de uma seca severa para este ano já mobiliza autoridades e comunidades locais, que se preparam para enfrentar possíveis problemas decorrentes da estiagem. A situação demanda atenção e ações coordenadas para mitigar os impactos nas populações afetadas e nos diversos setores que dependem dos rios da região.

Com a queda acentuada nos níveis dos rios, é essencial que medidas preventivas sejam adotadas para evitar um agravamento da crise hídrica e minimizar os prejuízos às comunidades ribeirinhas e à economia local.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais