O Governo do Amazonas, divulgou nesta quarta-feira (20) um novo boletim sobre a assistência humanitária para minimizar os impactos da seca que afeta os 62 municípios do estado. A situação de emergência, decretada pelo governador Wilson Lima, reforça as ações para mitigar os efeitos da estiagem, que atinge populações ribeirinhas, abastecimento de água, saúde pública e segurança ambiental.
Medicamentos e insumos para os municípios
Desde o início da operação de enfrentamento à estiagem, o governo já enviou 202,6 toneladas de medicamentos e insumos para regiões críticas, como os rios Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões. Entre os itens distribuídos estão 842 cilindros de oxigênio e uma usina de oxigênio instalada no município de Envira. Somando todos os envios, foram distribuídos mais de 23,8 mil volumes de medicamentos e insumos.
Para apoiar as populações mais afetadas pela seca, foram entregues mais de 3 mil toneladas de alimentos. Além disso, 41 purificadores de água foram instalados, sendo 8 na calha do Alto Solimões. O governo também distribuiu 4.532 caixas d’água, melhorando o acesso à água potável em comunidades isoladas.
A estiagem também agravou o número de incêndios florestais no estado. De junho até 19 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu mais de 22,4 mil focos de incêndio, com 2.526 ocorrências na capital Manaus e 19.886 no interior.
A fiscalização ambiental, coordenada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), resultou em 461 embargos de áreas totalizando mais de 24,2 mil hectares. Além disso, foram aplicadas multas que somam R$ 213,1 milhões, com 412 autos de infração, 65 termos de apreensão e 194 detenções realizadas.
Operação Estiagem 2024
As ações fazem parte da Operação Estiagem 2024, iniciada em 5 de julho, com a instituição do Comitê de Enfrentamento à Estiagem pelo governador Wilson Lima. A ampliação do decreto de emergência, de 20 para todos os 62 municípios do estado, evidencia a gravidade da situação e a necessidade de respostas rápidas e efetivas para minimizar os impactos da crise.
“Estamos empenhados em dar suporte às famílias atingidas e preservar os recursos naturais do estado. É um momento de união e esforço coletivo para enfrentar os desafios impostos pela estiagem”, declarou o governador Wilson Lima.