O Governo Federal iniciou, na última terça-feira (21/01), a implantação da Infovia 02, um projeto ambicioso que levará internet de fibra óptica a cerca de 370 mil habitantes de 13 cidades da região amazônica. Com investimento de R$ 268 milhões, a iniciativa inclui o lançamento de 1,1 mil quilômetros de cabos subfluviais, se consolidando como um dos maiores projetos de conectividade do mundo.
O percurso e a estrutura
A Infovia 02 começa em Tefé e segue até Benjamin Constant, com previsão de chegada para o dia 18 de fevereiro. Uma plataforma acoplada a dois rebocadores é responsável pela instalação dos cabos submersos nas águas do rio Solimões. A operação envolve quase 100 profissionais, incluindo engenheiros, geólogos, técnicos ambientais e arqueólogos. A embarcação conta com infraestrutura completa, como cozinha, alojamento, ambulatório e barcos de apoio, e opera de forma ininterrupta, inclusive durante as madrugadas.
Internet fibra óptica
O projeto vai conectar 85 escolas públicas, 13 hospitais e oito centros de pesquisa, além de possibilitar que operadoras de internet ofereçam pacotes mais acessíveis à população local. Cada cidade atendida também receberá uma praça pública equipada com Wi-Fi gratuito, ampliando o acesso à internet.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a Infovia 02 tem impacto direto em diversas áreas. “Essa obra é essencial para levar conectividade a pessoas que vivem em locais de difícil acesso. Isso facilitará o uso de serviços públicos, como internet em salas de aula, e trará avanços nas áreas de educação, saúde, justiça e segurança pública”, destacou o ministro.
Sustentabilidade e inovação
O uso de cabos subfluviais é uma solução sustentável que evita o desmatamento necessário para instalação de cabos aéreos ou subterrâneos. Cada cabo é composto por 24 pares de internet de fibra óptica, com capacidade de transmissão de até 20 Tbps, equivalente ao fluxo simultâneo de 200 mil vídeos em HD.
Cidades atendidas
A rota da Infovia 02 abrange as cidades de Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Belém do Solimões, Tabatinga e Atalaia do Norte. Esta última será conectada via terrestre a partir de Benjamin Constant.
Integração internacional e programa Norte Conectado
A Infovia 02 também faz parte de um acordo internacional com a Colômbia, assinado em 2024, que prevê a extensão da infraestrutura até a cidade colombiana de Leticia. Essa ação integra o programa Norte Conectado, que visa expandir a infraestrutura de comunicações na Amazônia. O programa contempla 12 mil quilômetros de cabos subfluviais e deve beneficiar 10 milhões de pessoas em 59 municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Continuidade do projeto
A Infovia 02 é a quinta de um total de 28 previstas no programa, com um investimento total de R$ 1,9 bilhão financiado pelo Novo PAC. As “estradas digitais” têm o objetivo de ampliar a capacidade de tráfego de dados e disponibilizar banda larga de alta qualidade em localidades de difícil acesso, consolidando uma rede de infraestrutura tecnológica de alcance nacional e internacional.