Notícias de Manaus
Polícia

Guarda Municipal de Manaus aumenta efetivo de segurança e forma 230 novos agentes

Após a efetivação, os 230 novos guardas quadruplicarão o número de agentes armados nas ruas, atualmente limitado a 60.

Durante a celebração, também foram apresentados novos equipamentos para a GMM, como carabinas e espingardas (Foto: Clóvis Miranda, Antônio Pereira e Dhyeizo Lemos)

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (01º), no auditório da sede da Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, celebraram a formatura de 230 novos guardas municipais. Os formandos concluíram o curso de formação da Guarda Municipal de Manaus (GMM), que incluiu aulas teóricas e práticas, treinamentos em armamento e tiro, além de um estágio supervisionado. A capacitação teve início em agosto e duração de dois meses.

Após a efetivação, os 230 novos guardas quadruplicarão o número de agentes armados nas ruas, atualmente limitado a 60. No evento, também foram apresentados novos equipamentos para a GMM, como carabinas e espingardas.

Segundo David Almeida, a nomeação desses guardas ocorrerá até fevereiro de 2025, em conformidade com a legislação eleitoral, que permite a efetivação apenas três meses após o pleitol. No entanto, o prefeito ressaltou sua intenção de antecipar esse processo.

“Se fosse da minha vontade, na segunda-feira eles já estariam atuando, participando do Natal com a gente, mas a legislação eleitoral nos impede de fazer essa efetivação. Entretanto, vamos buscar a tese que vai beneficiar a Guarda Municipal, para que o mais rápido possível eles possam estar atuando. Se depender de mim, dia 2 de janeiro eles já estarão na ativa”, declarou Almeida.

Além dos formandos, o prefeito anunciou a convocação de 120 aprovados no cadastro reserva, com previsão de incorporação ao efetivo até o final de 2025. Assim, a Guarda Municipal contará com um total de 800 guardas. David Almeida também mencionou a meta de alcançar um efetivo de 1.500 agentes até o fim de seu segundo mandato, por meio de novos concursos e investimentos.

“Temos um cadastro reserva de 120, que será incorporado ainda no ano que vem. Posteriormente, nós faremos outros concursos públicos, para que a gente possa ampliar a presença da Guarda Municipal nos grandes locais de aglomeração de pessoas. Dessa forma, nós vamos estar resguardando também o transporte coletivo, dando mais segurança para a população. O investimento que a prefeitura está fazendo é a sua contribuição em segurança pública, que não é da responsabilidade da prefeitura. Porém, é dever de todos e nós estamos fazendo a nossa parte”, destacou Almeida.

O secretário Alberto de Siqueira, titular da Semseg, ressaltou que a formatura simboliza o encerramento de um ciclo iniciado em 2021, com a reestruturação da Guarda Municipal. “São 230 novos servidores que estão sendo formados, uma formação que foi de excelência, um curso que foi bem difícil, com muitas fases. Eles merecem esta formatura de hoje, a população de Manaus merece esses servidores muito bem formados para trabalhar na rua para eles”, disse.

A ampliação do efetivo da GMM visa reforçar a segurança em pontos estratégicos da cidade e expandir a presença dos agentes em locais de grande circulação, como áreas comerciais e terminais de transporte. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a segurança pública e a qualidade de vida da população, somando esforços para aumentar a sensação de segurança na capital.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais