Notícias de Manaus
Eleições

Horário de votação em Manaus e outros 50 municípios do AM será das 7h às 16h durante o primeiro turno

Pela segunda vez consecutiva, o TSE unificou o processo eleitoral com base no horário de Brasília (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Pela segunda vez consecutiva, os eleitores do Amazonas enfrentarão diferenças nos horários de votação devido à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que unificou o processo eleitoral com base no horário de Brasília. Essa medida busca garantir maior uniformidade e facilitar o acompanhamento dos resultados em todo o país.

De acordo com a resolução, as urnas em todo o Brasil seguirão o horário de Brasília, com abertura às 8h e fechamento às 17h. No entanto, os eleitores de Manaus e outros 50 municípios do Estado, que estão no fuso horário GMT -4 (uma hora a menos que Brasília), votarão entre 7h e 16h, de acordo com o horário local.

Nos 11 municípios amazonenses que seguem o fuso horário GMT -5, onde há uma diferença de duas horas em relação a Brasília, os eleitores terão que ir às urnas ainda mais cedo, com o processo eleitoral ocorrendo entre 6h e 15h, no horário local. Esses eleitores, no entanto, terão a vantagem de conhecer o resultado das eleições mais cedo, assim que as urnas forem fechadas e a apuração for iniciada.

Municípios com fuso GMT -5

Os 11 municípios afetados pela diferença de duas horas em relação à capital federal são: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nesses locais, os eleitores terão de ajustar sua rotina para comparecer às urnas a partir das 6h.

Fusos horários no Brasil

Conforme explicou o TSE, o Brasil possui quatro fusos horários. O horário oficial do país segue o GMT -3 (horário de Brasília). Já as regiões com fuso GMT -4, como parte do Amazonas e Acre, têm uma hora a menos que Brasília. O fuso GMT -5, que atinge a porção oeste do Amazonas e parte do Acre, apresenta duas horas de diferença em relação à capital federal. Há também o fuso GMT -2, que é observado em algumas ilhas litorâneas do Nordeste.

Essas diferenças são resultado da localização geográfica do Brasil no hemisfério ocidental, com todos os seus fusos atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich (GMT), que serve de referência mundial para os fusos horários.

Impactos nas Eleições

A mudança nos horários de votação afeta diretamente a rotina dos eleitores dessas regiões mais distantes, que precisam se adaptar ao horário mais cedo. A unificação da apuração, no entanto, traz maior rapidez e transparência ao processo, permitindo que os resultados sejam divulgados simultaneamente em todo o país, sem que os diferentes fusos causem atrasos na contagem de votos.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais