O segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorrerá no próximo domingo, 27 de outubro, em 51 cidades, seguirá com o horário unificado de votação em todo o Brasil. Assim como no primeiro turno, realizado em 6 de outubro, as urnas estarão abertas das 8h às 17h, de acordo com o horário de Brasília.
Eleitores de cidades com fusos horários diferentes, como Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), devem ficar atentos, pois, nessas localidades, a votação ocorrerá das 7h às 16h no horário local, uma hora antes do horário da capital federal.
Esse horário unificado, que foi implementado pela primeira vez em uma eleição municipal, segue o modelo adotado nas Eleições Gerais de 2022. A medida visa padronizar o encerramento das votações e facilitar a apuração dos votos, que terá início às 17h no horário de Brasília, imediatamente após o fechamento das urnas. No entanto, eleitores que estiverem na fila até esse horário terão seu direito de voto garantido.
O segundo turno será realizado para o cargo de prefeito em 15 capitais e 36 municípios, abrangendo um total de 33.996.477 eleitores aptos a votar. A medida é especialmente importante para cidades que possuem fusos horários diferentes, garantindo a simultaneidade do encerramento das eleições em todo o país.