Notícias de Manaus
Mundo

Joe Biden pode visitar Manaus com Lula antes de encontro do G20

De acordo com as fontes, o presidente dos EUA faria uma parada em Manaus (AM) ou Belém (PA), no dia 16 ou 17 de novembro.

Joe Biden pode visitar Manaus com Lula antes de encontro do G20
A visita ocorreria nos dias 16 ou 17 de novembro, após Biden participar da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). (Foto: Reprodução/X)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve visitar a Amazônia em novembro, acompanhado pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações de fontes próximas divulgadas pela agência Reuters. A visita ocorreria nos dias 16 ou 17 de novembro, após Biden participar da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) e antes de sua ida ao encontro do G20.

De acordo com as fontes, Biden faria uma parada em uma das cidades amazônicas, Manaus (AM) ou Belém (PA). A ideia foi inicialmente discutida entre Biden e Lula em setembro, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. Na ocasião, Biden demonstrou interesse em conhecer a Amazônia, e a visita substituiria um encontro oficial entre os dois líderes, que estava previsto para ocorrer em Washington.

A visita marca um momento simbólico nas relações entre Brasil e Estados Unidos, focando nas questões ambientais e na preservação da floresta amazônica, um tema de destaque na agenda internacional de ambos os países. A escolha de Manaus ou Belém será baseada na viabilidade logística e, até o momento, Manaus parece ser a cidade mais cotada para receber os presidentes.

Embora a viagem de Biden ainda não esteja 100% confirmada, o governo norte-americano já começou a preparar a visita. Depois do G20, Lula ainda terá outro compromisso importante: receber o presidente chinês Xi Jinping para uma visita de Estado em Brasília.

A agenda ambiental entre Biden e Lula tem ganhado destaque desde os primeiros encontros entre os dois líderes, reforçando a importância da Amazônia no cenário global e o papel do Brasil na preservação ambiental.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais