O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou, nesta segunda-feira (28), os cinco pontos aplicados na parte de trás de sua cabeça, resultado de um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
Lula deixou a residência oficial no Palácio da Alvorada por volta das 17h para realizar o procedimento, sem utilizar o trem presidencial. A assessoria de comunicação não confirmou se o presidente foi atendido no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, o mesmo onde ele recebeu os primeiros socorros após o acidente doméstico.
O acidente
O presidente se acidentou ao escorregar no banheiro do Palácio da Alvorada enquanto se preparava para uma viagem à Rússia, onde participaria da Cúpula dos BRICS. Na queda, Lula bateu a parte de trás da cabeça, próximo à base do crânio, sofrendo uma lesão e um corte que exigiu atendimento médico e pontos.
Na última sexta-feira (25), o presidente repetiu os exames médicos após o acidente e, segundo os médicos, apresentou um “quadro estável” e “apto para o trabalho”. Os novos exames, em um hospital em Brasília, fazem parte do protocolo definido pela equipe médica que atendeu o presidente.
Apesar do ferimento não ser grave, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração. A recuperação de Lula segue dentro do esperado, e ele tem mantido sua agenda oficial de compromissos.