Notícias de Manaus
Polícia

Manaus lidera ranking de roubos e furtos de celulares no Brasil em 2023

Manaus lidera ranking de roubos e furtos de celulares no Brasil em 2023
. A cada 1 minuto e 42 segundos, um celular foi furtado ou roubado. (Foto: Reprodução)

Dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o Brasil registrou 937.294 ocorrências de roubo e furto de celulares em 2023. A cada 1 minuto e 42 segundos, um celular foi furtado ou roubado no país, com Manaus, no Amazonas, liderando o ranking das cidades com mais registros desse tipo de crime.

Manaus registrou uma taxa de 2.096,3 celulares furtados ou roubados por 100 mil habitantes em 2023, destacando-se como a cidade mais afetada no Brasil. Essa alta incidência coloca a capital amazonense à frente de outras grandes cidades, como Teresina (PI), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belém (PA), que completam as cinco primeiras posições no ranking.

Perfil dos Roubos e Furtos

O relatório também aponta as marcas de celulares mais visadas pelos criminosos: Samsung (37,4%), Motorola (32,1%), Apple (25%) e Xiaomi (10%). Os furtos e roubos ocorrem principalmente nas primeiras horas da manhã (5h às 7h) e no final da tarde (18h às 22h), em dias de semana, especialmente às segundas e sextas-feiras. Esses horários coincidem com os períodos em que muitas pessoas estão indo ou voltando do trabalho, e cerca de 78% dos casos acontecem em vias públicas.

Redução nas Ocorrências

Apesar dos números alarmantes, houve uma redução de 4,7% nos roubos e furtos de celulares em comparação ao ano anterior. Pela primeira vez, o número de furtos (494.295) superou o de roubos (442.999), indicando uma mudança no perfil dos crimes relacionados a celulares.

Violência em Manaus

Além de liderar os roubos e furtos de celulares, Manaus também está no topo da lista das cidades com maior número de pessoas mortas por violência intencional. A cidade registra elevados índices de homicídios e também se destaca nos casos de estupro de pessoas vulneráveis, incluindo membros da comunidade LGBT.


Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais