Manaus se prepara para as eleições de 2024 com uma importante medida para facilitar o deslocamento dos eleitores. A cobrança da tarifa do transporte coletivo será suspensa no dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições. A informação foi confirmada na última sexta-feira (27) pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e está publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desde quinta-feira (26).
Durante o período das eleições, mais de 1.150 ônibus estarão à disposição da população, operando gratuitamente das 4h às 18h. Essa iniciativa visa garantir que todos os cidadãos possam exercer seu direito ao voto sem preocupações financeiras relacionadas ao transporte.
A operação contará com a fiscalização de cerca de 50 servidores do IMMU, que estarão em ação a partir das 3h30. Eles realizarão monitoramento em garagens de empresas, terminais de integração e nos principais corredores viários da cidade.
Operação Especial de Trânsito
Além da gratuidade no transporte, o IMMU implementará uma operação especial de trânsito para assegurar o acesso dos eleitores aos locais de votação. A partir das 5h, 354 agentes de trânsito estarão posicionados em 86 pontos estratégicos de Manaus, prontos para monitorar a circulação. Embora não haja interdições previstas, áreas próximas aos locais de votação serão reservadas para facilitar o embarque e desembarque dos eleitores.
Para atender a qualquer eventualidade nas vias, os agentes de trânsito estarão disponíveis para contato pelo plantão do IMMU Trânsito, através do telefone 0800 092 1188, que funcionará 24 horas.
Os usuários do transporte público que tiverem dúvidas sobre as linhas que atendem os locais de votação podem obter informações pelo Disk Transporte, no número 118, ou utilizar o aplicativo “Cadê meu Ônibus”.
Foto: Reprodução/Mario Adolfo