Na última terça-feira (9), a executiva nacional da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) confirmou Marcelo Ramos (PT) como o único pré-candidato à Prefeitura de Manaus. Ramos foi indicado pessoal do presidente Lula (PT) e a efetivação da pré-candidatura é uma articulação nacional da sigla, com a apoio inclusive da presidente nacional Gleisi Hoffmann.
A decisão, tomada em uma reunião on-line, encerrou a disputa interna com Eron Bezerra (PCdoB), ex-deputado estadual que mantinha sua pré-candidatura ativa após a desistência de outros nomes do PT, como o presidente municipal Valdemir Santana e a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura.
A falta de consenso nos diretórios locais dos partidos levou a decisão para a instância nacional, resultando na confirmação de Marcelo como pré-candidato. Havia ainda uma movimentação interna para desmobilizar a candidatura própria da federação e apoiar Roberto Cidade (União), que não se concretizou.
Com a confirmação de sua pré-candidatura, Marcelo Ramos deve agora focar na unificação da esquerda em Manaus. Ele tentará atrair o apoio de partidos como PSol, Rede, PSD e MDB para fortalecer sua campanha.
“Recebi a notícia de que a federação do presidente Lula decidiu, por unanimidade, pela minha pré-candidatura. Quero agradecer o gesto de confiança do PT, PCdoB e PV e dizer que imediatamente liguei para o Eron para registrar a minha admiração e respeito pela firmeza de propósitos e compromissos que ele carregou durante a sua pré-campanha. E também dizer a ele a importância do engajamento dele e do PCdoB nessa jornada para o bem do povo de Manaus”, afirmou Marcelo Ramos sobre a confirmação da pré-candidatura pelo partido.
O pré-candidato a prefeito reforçou o compromisso em defender o legado do presidente Lula e unir toda a base em torno da sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus.
“Queremos unir o campo progressista e democrático para oferecer a Manaus uma alternativa de compromisso com os mais pobres e em melhorar a vida das pessoas. Estou muito feliz com essa decisão, pois ela simboliza um traço de esperança. Acredito no futuro de Manaus e estamos construindo juntos com muito diálogo, respeito as diferenças e com a certeza de que é possível construir uma cidade para todos”, finalizou Marcelo Ramos.