Notícias de Manaus
Amazonas

Morador revela rachaduras em porto de Autazes e Defesa Civil isola perímetro após risco de desabamento

Com a ação, as autoridades buscam prevenir uma nova tragédia causada pelo fenômeno das 'terras caídas', que provocou um deslizamento em Manacapuru, deixando 10 feridos e dois desaparecidos (Foto: Reprodução)

Um morador do município de Autazes (a 108 km de Manaus) divulgou um vídeo nesta quarta-feira (09) onde revela que o porto do município apresenta fissuras visíveis durante toda sua extensão. Nas imagens, é possível ver que a escadaria do local está danificada e o solo está rachado na área que se estende do topo do barranco até a margem do rio. Devido ao risco de desabamento, a Defesa Civil foi acionada e isolou o lugar.

“Tá rachando a terra todinha. Vai ter o fenômeno de terra caída aqui, já está avisado. O fenômeno vai acontecer aqui também”, alertou o homem, enfatizando a urgência da situação.

Após o risco de um deslizamento de terra, uma equipe do órgão foi até a área do porto avaliar a situação. “Na tarde de terça-feira (08), a Defesa Civil municipal realizou uma vistoria e constatou uma fissura geológica de aproximadamente 350 metros de extensão e 15 cm de espessura no Porto de Autazes”, diz a nota.

A Defesa Civil informou que “a vistoria tem como objetivo identificar possíveis riscos e, isolar a área deve prevenir qualquer tragédia que possa ocorrer devido à instabilidade do terreno”. As embarcações serão retiradas da zona portuária da cidade para uma avaliação técnica geológica da região.

Além disso, a Defesa Civil do Estado enviará, ainda nesta quarta, uma equipe técnica para realizar uma avaliação mais detalhada das condições geológicas do Porto de Autazes.

Com a ação, as autoridades buscam prevenir uma nova tragédia causada pelo fenômeno de ‘terras caídas’, que ocasionou o desabamento do Porto de Terra Preta, em Manacapuru, na última segunda-feira (07). O acidente deixou 10 feridos e dois desaparecidos. As buscas por sobreviventes continuam.

Foto: Reprodução

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais