O ex-procurador geral de Justiça do Amazonas e ex-presidente do Nacional Futebol Clube, Evandro Paes de Farias, faleceu na manhã desta segunda-feira (02), aos 79 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
O velório de Evandro será realizado nesta terça-feira (3), na sede do Ministério Público do Amazonas, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, em Manaus.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, Evandro Paes de Farias iniciou sua carreira no Ministério Público em 26 de outubro de 1971, quando assumiu o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Boca do Acre. Ao longo de sua trajetória, atuou também nas comarcas de Barcelos e Itacoatiara. No dia 27 de dezembro de 1989, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, em reconhecimento à sua dedicação e competência.
No dia 18 de fevereiro de 1997, Evandro foi nomeado Procurador Geral de Justiça do Amazonas, cargo que ocupou durante o biênio 1997-1999. Sua atuação no Ministério Público foi marcada pela integridade e pelo respeito entre os colegas, sendo admirado pela retidão de suas decisões.
Além de sua carreira jurídica, Evandro Paes de Farias era conhecido por sua paixão pelo futebol. Ele presidiu o Nacional Futebol Clube, um dos times mais tradicionais do Amazonas, e era fã dos cantores Roberto Carlos e Frank Sinatra. Seu amor pelo esporte e pela música eram características que o tornavam querido por todos que o conheciam.
Ao longo de sua vida pública, Evandro também desempenhou diversas funções importantes no governo estadual, incluindo os cargos de subsecretário de Administração, diretor da Penitenciária, diretor do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (ICOTI) e assessor da Secretaria de Justiça. Ele também foi chefe de gabinete do vice-governador do Amazonas.
Em nota, o Ministério Público do Estado do Amazonas lamentou a perda do ex-procurador-geral, destacando sua dedicação e contribuições significativas para a Justiça amazonense. Ele foi lembrado como um dos pioneiros na defesa do meio ambiente no estado, tendo sido o primeiro coordenador das promotorias especializadas nessa área.
Confira:
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), em nome de seus membros e servidores, lamenta, com pesar, a morte do ex-procurador-geral do Justiça, Evandro Paes de Farias, que chefiou órgão no biênio 1997-1999, onde atuou por mais de 40 anos.
Evandro Farias atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Barcelos e Itacoatiara. Ainda como promotor de Justiça, em Manaus, exerceu suas atribuições junto à Promotoria de Menores e à Promotoria da Fazenda Pública, tendo exercido os cargos de diretor da Escola Superior do MPAM, PGJ e corregedor-geral da instituição, até ser promovido ao cargo de procurador de Justiça, com atuação junto à Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas, além de ter sido um dos grandes entusiastas e primeiro coordenador das promotorias de Justiça especializadas na proteção e defesa do meio ambiente.
Neste momento de dor e de profunda tristeza, o MPAM se solidariza com os familiares e amigos de Evandro Farias, bem como roga para que encontrem conforto em seus corações.
O velório acontecerá na sede do Ministério Público do Amazonas, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na avenida Coronel Teixeira, 7995 – Nova Esperança, nesta terça-feira (3).