Na véspera das eleições municipais, muitos dos eleitores ainda tem dúvidas sobre em quem votar no dia do pleito. Para ajudar os cidadãos a conhecer melhor cada um dos concorrentes, o NOTÍCIAS DE MANAUS fez um breve resumo com os perfis dos sete candidatos que disputam a prefeitura de Manaus. O primeiro turno das eleições está marcado para este domingo, 6 de outubro, e contará com a participação de mais de 1.446.122 milhões de eleitores aptos a votar em Manaus, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá em 27 de outubro.
Amom Mandel: promessa da renovação
Com apenas 23 anos, Amom Mandel (Cidadania) é o candidato mais jovem na disputa pela prefeitura de Manaus. Natural de Recife (PE) e deputado federal pelo Amazonas, Mandel se destaca entre os candidatos como ativista social, atuando em projetos voluntários, como o Movimento Wikimedia, e integrando o pool de voluntários da UNV (agência da ONU). Em 2020, ele fez história ao ser eleito o vereador mais jovem de Manaus, e dois anos depois, alcançou a posição de deputado federal mais votado do Amazonas, com mais de 288 mil votos. O candidato busca levar sua experiência e espírito inovador ao comando da capital amazonense.
O programa de governo do candidato tem 619 páginas e abrange uma série de propostas voltadas para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida na capital amazonense. Entre os principais pontos destacados no documento estão:
- A Universalização do Ensino Infantil
- Criação de um Hospital Municipal Veterinário
- Reestruturação do Plano de Mobilidade Urbana
- Enfrentamento das Queimadas e Desmatamento
Confira o plano de governo completo aqui.
Alberto Neto: experiência na segurança pública
Capitão da Polícia Militar do Amazonas, Alberto Neto (PL) entrou para a política em 2018, quando foi eleito deputado federal. Reeleito em 2022, o candidato de 42 anos nascido em Fortaleza (CE), conta com uma sólida formação acadêmica e experiência na área de segurança pública. Com pós-graduações em Gestão Pública, Ciências Jurídicas e Docência no Ensino Superior, Alberto Neto é um dos candidatos que aposta em propostas focadas em segurança e desenvolvimento social para Manaus.
O programa de governo do candidato possui 75 páginas e entre os principais pontos do programa de Alberto Neto, se destacam:
- A criação do Centro de Comando e Controle Municipal (CCCM).
- Programa Luz Amiga
- Implementação de um modelo municipal de Escola Cívico-Militar
Confira o plano de governo completo aqui.
David Almeida: a busca pela reeleição
Atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) tenta se reeleger para o cargo. Ele já ocupou outros postos importantes no estado, como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e governador interino. Formado em Direito pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra), Almeida iniciou sua carreira política em 2006, quando foi eleito deputado estadual. Sua campanha atual foca em dar continuidade aos projetos que desenvolveu à frente do executivo municipal.
As propostas de governo do candidato contam com 71 páginas que destacam várias iniciativas focadas na saúde, educação e preservação cultural, incluindo:
- Construção do Hospital Dia
- Programa “Mais Tempo na Escola”
- Recuperação de Equipamentos Culturais e Históricos:
Confira o plano de governo completo aqui.
Gilberto Vasconcelos: representante da classe trabalhadora
Professor de ensino fundamental e representante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Gilberto Vasconcelos tenta novamente conquistar a prefeitura de Manaus. O amazonense de 57 anos já se candidatou a diversos cargos ao longo de sua carreira política, como vereador e vice-prefeito. Sua principal bandeira é a defesa dos trabalhadores e da classe mais vulnerável da sociedade manauara.
O programa de governo do candidato tem 15 páginas e entre os principais pontos do programa de Vasconcelos estão:
- Geração de Empregos e Obras Públicas
- Sistema Alternativo de Transporte
- Apoio às Populações em Situação de Rua
Confira o plano de governo completo aqui.
Marcelo Ramos: um político experiente
Marcelo Ramos, ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, é o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições municipais de Manaus. Com uma trajetória política que começou no início dos anos 2000, o amazonense de 51 anos já atuou como vereador, deputado estadual e federal. Agora, Ramos busca retomar sua atuação na política local, e diferente dos outros candidatos, busca trazer propostas alinhadas ao seu partido e prometendo uma administração focada em inclusão social.
O programa de governo de Marcelo possui 7 páginas e destaca três áreas principais: saúde, segurança e proteção social, como:
- Expansão e fortalecimento significativos da atenção básica
- Aumentar a presença da Guarda Municipal em locais estratégicos, como escolas, unidades básicas de saúde e pontos de ônibus.
- Zerar a fila do Cadastro Único em Manaus.
Confira o plano de governo completo aqui.
Roberto Cidade: um líder consolidado na Assembleia Legislativa
Deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade Filho, de 38 anos, é candidato pelo União Brasil. Com formação em Gestão Pública, Cidade iniciou sua carreira política em 2016, quando concorreu à sua primeira eleição para o cargo de vereador em Manaus.
Atualmente, entre os currículos dos candidatos, ele foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2026 e agora mira o cargo de prefeito para levar sua experiência administrativa à gestão municipal.
O programa de governo dele tem um total de 7 páginas e apresenta propostas detalhadas para enfrentar os desafios da capital:
- Implementação de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas
- Aumento de 1.000 mil agentes no efetivo da Guarda Municipal.
- Criação do Auxílio Municipal Permanente
Confira o plano de governo completo aqui.
Wilker Barreto: especialista em políticas públicas e sustentabilidade
Wilker Barreto (Mobiliza), de 48 anos, tem formação em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialização em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios. Com uma longa trajetória na Câmara Municipal de Manaus, onde foi presidente por dois mandatos, Barreto atualmente exerce seu segundo mandato como deputado estadual. Em sua campanha, ele foca em propostas para um desenvolvimento sustentável e políticas públicas eficientes para a capital.
O plano de governo de Wilker tem 17 páginas e dentre as principais iniciativas apresentadas, se destacam:
- O projeto “60+”, que oferece incentivos fiscais para empregadores que contratarem colaboradores com 60 anos ou mais.
- “Farmácia Móvel”
- Implantação da educação bilíngue para surdos na rede municipal de ensino
Confira o plano de governo completo aqui.
Os eleitores de Manaus têm, portanto, um leque diverso de opções, que abrange desde a renovação política, com jovens nomes, até candidatos experientes com extenso currículo no setor público. A decisão agora está nas mãos dos cidadãos, que irão às urnas para escolher o próximo prefeito da capital amazonense no próximo domingo.
Foto: Reprodução/G1-AM