Com 80% das urnas já apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que Nicolás Maduro venceu as eleições na Venezuela com 51,2% dos votos neste domingo (28). Esta é a terceira vez consecutiva que Maduro é reeleito e assume mais 6 anos de mandato.
Segundo o CNE, Maduro conquistou 51,2% dos votos, enquanto o candidato da oposição, Edmundo González, conseguiu 44,2%. Até o momento, 80% das urnas foram apuradas.
O órgão afirma que, com esse percentual de urnas contadas até o momento, a vitória de Maduro é considerada “irreversível”.
A vitória foi comemorada por Maduro, que apareceu no palácio presidencial diante de apoiadores. Em discurso, ele afirmou que sua reeleição é um triunfo da paz e da estabilidade. “O fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”, disse.
Até o momento, a oposição ainda não se manifestou.
Eleições na Venezuela
O dia da eleição começou às 06h00 locais e terminou às 18h00. As eleições contaram com apoio internacional e observadores de todo o mundo, incluindo políticos, acadêmicos, parlamentares, intelectuais, jornalistas e personalidades da América Latina, Caribe, Europa, África, América do Norte e Ásia.
De acordo com o Conselho, um total de 21 milhões 620 mil 705 eleitores venezuelanos no país e 228 mil eleitores residentes no exterior foram habilitados a exercer o seu direito de voto, nos mais de 15.000 centros de votação distribuídos por todo o país.