Notícias de Manaus
Brasil

Nova variante do HIV é detectada em três estados do Brasil

Até o momento, não há registros de infecções por essa nova variante fora do País (Foto: Reprodução)

Uma nova variante do vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi identificada no Brasil, revelou uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os resultados, publicados nesta sexta-feira (16) na renomada revista “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”, indicam que essa variante já está circulando em três estados: Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A variante, denominada CRF146_BC, é classificada como um vírus recombinante já que une genes dos subtipos B e C – os mais comuns no Brasil. Até o momento, não há registros de infecções por essa nova variante fora do Brasil.

Ainda não está claro se ela possui maior transmissibilidade ou se é mais agressiva, levando a uma progressão mais rápida para a AIDS. O primeiro paciente identificado com a variante estava em tratamento antiviral e não apresentou resistência ao medicamento.

A descoberta foi feita a partir da análise de uma amostra coletada em 2019 de um paciente com HIV em tratamento na cidade de Salvador, Bahia. Posteriormente, os pesquisadores realizaram uma busca na base de dados nacionais, onde encontraram outros três casos confirmados dessa nova variante nos estados citados, evidenciando sua circulação pelo país.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais