Nesta segunda-feira (4), cerca de 148 mil pescadores da Região Norte do Brasil começam a receber um auxílio extraordinário de R$ 2.824. O benefício, concedido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, tem como objetivo amenizar os prejuízos enfrentados pelas famílias afetadas pela seca histórica que atinge os estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.
O auxílio financeiro será distribuído entre pescadores de 114 municípios que estão em situação de emergência, oficialmente reconhecida pelo governo federal. O Amazonas é o estado mais impactado, com quase 79 mil beneficiários distribuídos em 49 municípios. No Acre e em Rondônia, a assistência será concedida a pescadores de 22 municípios em cada estado. No Pará, pescadores de Belém, Muaná (localizada na Ilha de Marajó) e outras 19 localidades também receberão o benefício.
Estão incluídos na lista todos os pescadores que receberam o Seguro-Pescador até o último dia 8 de outubro. O pagamento, no valor de dois salários mínimos, será feito em parcela única pela Caixa Econômica Federal. Os pescadores poderão sacar o montante em contas que já possuam no banco ou em contas de poupança social digital, abertas automaticamente. Essas contas podem ser acessadas e movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphones.
O valor total destinado ao auxílio é superior a R$ 418 milhões. Dúvidas sobre a concessão do benefício podem ser enviadas ao Ministério da Pesca e Aquicultura pelo e-mail: auxilio@mpa.gov.br.