A Polícia Federal (PF) cumpriu, no último sábado (5), três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de compra de votos no município de Itacoatiara (distante a 175 quilômetros de Manaus). A Operação Eleições 2024 foi deflagrada com objetivo reprimir crimes e corrupção eleitoral, bem como possível caixa dois durante o pleito no interior do Amazonas.
Segundo informações da PF, os agentes realizaram a apreensão após uma blitz realizada pela Polícia Militar identificar um veículo com diversos materiais que seriam usados para manipular votos. O carro estava em posse de dois homens, parentes de uma candidata a vereadora do município.
Durante revista no veículo, foram apreendidos cestas básicas, galões de combustíveis, caixas de fogos de artifícios, dinheiros em espécie e inúmeros documentos indicando o contato com lideranças políticas da região e indicações de distribuição do material apreendido. Foi localizado um mapa com divisões por áreas e indicativos de troca por apoio e voto em comunidades e escolas.
Os suspeitos portavam mais de R$ 2 mil em espécie, repartidos em cédulas de R$ 50, dentro de envelopes em nome de pessoas destinatárias. O material foi apreendido e encaminhado a Polícia Federal (PF).
Foto: Divulgação/PF