Na manhã deste domingo (27), equipes da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e da Polícia Federal (PF) flagraram suspeitos realizando boca de urna e compra de votos em favor do candidato à reeleição David Almeida (Avante).
Na divisa entre os bairros Alfredo Nascimento e Cidade de Deus, na zona norte de Manaus, um veículo modelo Pickup, decorado com bandeiras do candidato, foi abordado pela equipe da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Segundo relatos, ocupantes do carro estariam distribuindo materiais de campanha e promovendo o candidato, prática ilegal no dia das eleições.
O flagrante gerou indignação e foi registrado por um motorista. “Cheio de bandeira do David Almeida aqui no Alfredo Nascimento divisa com Cidade de Deus, compra de voto.”, disse.
Os detidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, onde estão sendo investigados por envolvimento em práticas ilegais no processo eleitoral.
Assessores presos
Além dessa ocorrência, o delegado da Polícia Federal Fábio Pessoa relatou, em exclusividade a Revista CENARIUM, uma segunda prisão relacionada à campanha de David Almeida. De acordo com a autoridade policial, três assessores do vereador Rosinaldo Bual (Agir), apoiador declarado do candidato, foram presas com uma quantia de dinheiro nas imediações da Escola Elvira Borges, no bairro Compensa, zona oeste da capital, por suspeita de compra de votosd.
Essas ações de fiscalização reforçam o esforço das autoridades em coibir crimes eleitorais e garantir o cumprimento da legislação, que proíbe qualquer tipo de propaganda no dia da votação, incluindo abordagens a eleitores ou exibição de materiais de campanha nas proximidades dos locais de votação.