Notícias de Manaus
Polícia

Polícia apreende mais de 730 kg de pirarucu irregular em embarcação no interior do Amazonas

A carga estava a caminho do Terminal Pesqueiro da Panair, em Manaus.

O pescado estava sendo transportado de forma ilegal com lacres em desconformidade com as guias do Ibama (Foto:Divulgação/SSP-AM)

Na última quarta-feira (8), a equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BOAmb) realizou a apreensão de cerca de 735 quilos de pirarucu irregular, durante uma fiscalização a uma embarcação no interior do Amazonas. A abordagem aconteceu na Base Fluvial Arpão 1, em Coari, a 363 quilômetros de Manaus.

O pescado estava sendo transportado de maneira irregular, sem o devido registro na Guia de Trânsito do Ibama. Durante a operação, que faz parte da “Operação Fronteira Mais Segura/Operação Protetor”, a embarcação Correa Farias II foi fiscalizada por volta das 13h. A carga de pirarucu estava a caminho do Terminal Pesqueiro da Panair, em Manaus.

A fiscalização revelou diversas inconsistências nos documentos que acompanhavam o pescado. Dez unidades de pirarucu estavam com lacres inexistentes na Guia do Ibama, e uma unidade não possuía lacre algum, totalizando 733 quilos de pirarucu em desacordo com a legislação ambiental. A irregularidade evidenciou o transporte ilegal do pescado, que poderia ter implicações negativas tanto para a conservação da espécie quanto para as atividades pesqueiras da região.

O responsável pela embarcação, um homem de 40 anos, foi detido e autuado por crime ambiental, conforme o Art. 34 da Lei 9.605/98, que proíbe o transporte de espécimes sem a devida regularização. Ele foi encaminhado para o cartório da Base Arpão 1, onde formalizou a acusação e passou a responder pelo crime. O homem, que não apresentou justificativas para a irregularidade, poderá enfrentar sanções severas, além da perda da carga.

Após a apreensão, o pescado foi submetido a uma perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Concluídos os procedimentos, o pirarucu foi doado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Coari, para distribuição a famílias carentes da região.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais