As matrículas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram prorrogadas até o dia 7 de agosto. Ao todo, 65 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Manaus, oferecem vagas para o EJA, uma oportunidade para quem deseja retomar os estudos e concluir a educação básica.
Os interessados devem procurar as escolas participantes do programa para realizar sua matrícula. É necessário apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Cadastro
Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deverá ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.
Nova EJA
Um diferencial da modalidade de ensino é que cada semestre corresponde a um ano letivo, ou seja, é possível concluir do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental em dois anos, e as três séries do Ensino Médio em um ano e meio, como explicou a gerente do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Mendes.
Além disso, agora, os alunos têm três dias de aulas presenciais e dois dias com estudo dirigido em casa, a depender da organização do horário de cada escola, que ofereça o ensino na modalidade EJA.