Na manhã desta quarta-feira (13/11), o prefeito de Manaus, David Almeida, detalhou em entrevista a uma emissora de rádio os planos para obras e iniciativas nas áreas de mobilidade urbana, segurança pública e saúde. As ações visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e oferecer maior fluidez ao trânsito da capital amazonense.
Entre as principais obras de mobilidade estão a interligação da avenida Max Teixeira (zona Norte) com a avenida do Futuro (zona Oeste), e da avenida Maneca Marques com a Ephigênio Salles (zona Centro-Sul). Além disso, Manaus receberá um novo complexo viário na Arena da Amazônia, com impacto significativo no trânsito desde o Terminal 1 (T1) até a barreira de fiscalização federal. O viaduto da Darcy Vargas, na avenida Constantino Nery, também será alvo de intervenções para melhorar o fluxo na área do bairro Chapada.
Esses quatro projetos receberam sinal verde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o repasse de aproximadamente R$ 495 milhões, após uma reunião entre o prefeito e o presidente em Brasília na última terça-feira (12/11). Outra obra destacada pelo prefeito é o complexo viário na zona Oeste, na saída da avenida Brasil com a Coronel Teixeira, com licitação finalizada e início previsto para 2 de janeiro.
David Almeida também mencionou a renovação da frota de ônibus, com uma meta de entregar até 120 novos veículos por ano, alcançando 480 ônibus novos até o fim dos próximos quatro anos, o que deverá beneficiar a mobilidade no transporte público da cidade.
Segurança e Saúde
Na segurança, o prefeito comemorou a recente formatura de mais de 200 guardas municipais, que começarão a patrulhar Manaus em janeiro de 2025. “Os guardas entram já no dia 2 de janeiro. E eles vão atuar no Centro, nos terminais de ônibus espalhados pela cidade. Assim, vamos estancar os índices de assaltos e furtos. Serão mais 230 guardas armados. Nossa meta é chegar até o final do segundo mandato com 1.500 guardas”, disse.
Na área de saúde, David Almeida anunciou que estão em fase de finalização os projetos para a construção do Hospital Municipal Dia e da Cidade do Autista, com o objetivo de ampliar o atendimento à população e oferecer cuidados especializados.
G20 Social
Além das iniciativas locais, o prefeito também confirmou sua presença na Cúpula do G20 Social, que acontece nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/11) no Rio de Janeiro. O evento reunirá entidades, acadêmicos e organizações para discutir propostas sobre combate à fome, redução da pobreza e desigualdade social, desenvolvimento sustentável e reformas na governança global.
As ações anunciadas visam responder a demandas importantes de Manaus, com recursos federais e municipais direcionados para impulsionar melhorias no trânsito, segurança e infraestrutura de saúde na cidade.