O primeiro debate entre os quatro candidatos à Prefeitura de Manaus, realizado na noite da quinta-feira (8), na TV Band foi marcado por um clima de tensão e intensas trocas de farpas, além da ausência do atual prefeito, David Almeida (Avante), que teve a conta no Instagram desativada por um suposto ataque hacker.
Um destaques do debate, ficou por conta do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que criticou a declaração de Roberto Cidade (União Brasil) sobre ter um filho autista. Cidade comentou sobre a saúde e o tratamento de pessoas do espectro autista, revelando que enfrenta a questão em sua própria família. “Eu quero dizer para vocês, eu também sofro isso na minha casa. Infelizmente o meu filho também é autista”, afirmou ele.
Cidade havia descrito a condição de seu filho como um desafio, mas Mandel, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), rebateu, afirmando que “ninguém é ‘infelizmente’ autista”, e destacou a necessidade de uma abordagem mais positiva em relação ao assunto.
Leia também: Confira o tempo de TV de cada candidato à Prefeitura de Manaus
No campo das propostas, Capitão Alberto Neto (PL) e Marcelo Ramos (PT) tiveram um confronto notável sobre políticas de segurança pública. Enquanto Neto defendeu a ampliação do efetivo policial e a criação de escolas cívico-militares, Ramos criticou a falta de planejamento estratégico e enfatizou a necessidade de integrar políticas de segurança com iniciativas sociais e educativas.
Em outro ponto de tensão, Alberto Neto e Amom Mandel debateram de forma mais acalorada sobre o uso do fundo eleitoral. Os dois candidatos trocaram críticas sobre o tema, evidenciando a polarização de suas posições.
O debate na TV Band revelou um panorama de divisões e propostas contrastantes entre os candidatos, refletindo um cenário eleitoral em que as questões de segurança, gestão pública e políticas sociais estão em destaque.
Ausência no Debate
A coligação Avante, em nota oficial, justificou a ausência do candidato alegando ataques e fake news direcionados ao prefeito e sua gestão.
“Como toda a população sabe, os demais candidatos a prefeito de Manaus não vêm debatendo os problemas da cidade nem apresentando propostas, tanto que apenas a nossa coligação já registrou o seu Plano de Governo. O que existe, de forma articulada e sistemática, é uma sucessão de mentiras, ataques e fake news contra o prefeito David e a sua gestão”, diz o comunicado.
De acordo com informações da assessoria, o perfil foi alvo de ataques hacker logo após a divulgação do plano de governo do candidato à reeleição. Após acionamento da equipe ao suporte da Meta, a conta de Davi Almeida na rede social retornou à normalidade.