A Perspectiva Mercado e Opinião realizou um estudo preliminar sobre o tempo de propaganda gratuita dos candidatos a prefeito de Manaus nesta eleição. A propaganda eleitoral será exibida de 30 de agosto a 3 de outubro.
O tempo é distribuído com base na representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados, conferindo maior espaço aos partidos com maior número de parlamentares eleitos, considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.
De segunda-feira a domingo, as emissoras de rádio e televisão devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, com inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido, federação ou coligação, distribuídas ao longo da programação entre 5h e 24h.
A distribuição das inserções dentro da grade de programação é feita de modo uniforme, por sorteio, e com espaçamento equilibrado.
Além do horário eleitoral exibido em blocos de 10 minutos (das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 na rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão), serão veiculadas 84 inserções ao longo da programação, os chamados “comerciais”.
A distribuição das inserções leva em conta três blocos de audiência: das 5h às 11h; das 11h às 18h; e das 18h às 24h.
Nas eleições municipais, o tempo é dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para o cargo de vereador que representa que dos 70 minutos, que equivale a 28 minutos, equivale a 2por cento para cargo de vereador.
Dos 70 minutos do total de tempo da propaganda, 42 minutos são destinados aos candidatos a prefeito, o equivalente a 84 inserções. Os outros 28 minutos, o que equivale a 56 inserções, são distribuídos a todos os partidos e federações para serem distribuídos aos candidatos a vereador.
Tempo de tela
Roberto Cidade, do União Brasil (UB), será o candidato com maior exposição na TV, com mais de 14 minutos e 29 inserções durante o período eleitoral. A expressiva quantidade de tempo é um reflexo da ampla coligação formada por seu grupo político, que inclui os partidos União Brasil, PRD, PSB, PP, PODE e Republicanos.
Em seguida, Marcelo Ramos (PT) terá pouco mais de 9 minutos e 19 inserções. Ramos é o candidato da Federação “Brasil da Esperança”, composta pelos partidos PT, PCdoB, PV, Solidariedade, PDT, Rede e PSOL. Apesar de ter menos tempo do que Cidade, o volume de inserções oferece uma boa oportunidade para o candidato apresentar suas propostas e engajar com o eleitor.
Os candidatos Alberto Neto e David Almeida ficarão com pouco mais de 7 minutos no horário eleitoral, com diferenças notáveis apenas nos segundos e nas inserções. Almeida terá 16 inserções, enquanto Neto contará com 14. Esse tempo adicional pode ser decisivo na hora de conquistar a atenção dos eleitores.
Amom Mandel, com apenas 1 minuto e três inserções, terá uma presença reduzida na TV. Já Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) enfrentam um desafio ainda maior, com apenas 14 segundos de tempo total e inserções que somam menos de um minuto na programação.
Coligações fazem a diferença no tempo de propaganda eleitoral
Os partidos formam coligações para apoiar um candidato a prefeito, somando o tempo de propaganda eleitoral conforme a participação de cada partido na coligação, resultando em mais tempo para o candidato apoiado.
De acordo com o estudo feito pela Perspectiva, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), terá o maior número de inserções.
Considerando o tempo dos partidos União Brasil, PP, Republicanos, Podemos, PSB e PRD, Roberto Cidade terá 29,8 inserções, equivalente a cerca de 10 “comerciais” em cada um dos três blocos de audiência.
O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), candidato da Federação Brasil da Esperança (FeBrasil), contará com 19,4 inserções diárias, o segundo maior tempo desta eleição. Ele conta com o apoio do PDT, da Federação PSOL/Rede e do partido Solidariedade, garantindo aproximadamente seis inserções.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que conta com o apoio do partido Novo, terá 16 inserções diárias, equivalente a cinco comerciais por bloco de programação.
O prefeito David Almeida (Avante), que concorre à reeleição, terá 14,8 inserções, uma média de cinco “comerciais” ao longo da programação da manhã, tarde e noite nas emissoras de televisão e rádio.
O Deputado federal Amom Mandel (Cidadania) terá 3,1 “comerciais” e só deverá aparecer uma vez a cada bloco de programação.
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU) terão 0,5 inserções cada. Nesse caso, os candidatos não terão aparições diárias, pois será necessário juntar o tempo para alcançar “comerciais” de no mínimo 30 segundos.