Notícias de Manaus
Polícia

Rocam prendeu mais de 500 suspeitos e retirou de circulação 253 armas de fogo no Amazonas

Entre janeiro e novembro de 2024, a tropa especializada também recuperou 70 veículos com restrição de roubo ou furto.

Rocam prendeu mais de 500 suspeitos e retirou de circulação 253 armas de fogo no Amazonas
Entre janeiro e novembro de 2024, a tropa especializada também recuperou 70 veículos com restrição de roubo ou furto. (Foto: Arthur Castro/Secom)

As Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), alcançaram números expressivos na repressão ao crime organizado e à violência no estado. Entre janeiro e novembro de 2024, a tropa especializada retirou de circulação 253 armas de fogo e 3,1 mil munições, além de recuperar 70 veículos com restrição de roubo ou furto. Durante o mesmo período, 524 suspeitos foram presos e 430 quilos de entorpecentes apreendidos.

Nova estrutura e treinamento internacional

O novo Batalhão da Rocam, inaugurado em fevereiro deste ano pelo governador Wilson Lima, trouxe um diferencial significativo: uma área de treinamento de padrão internacional. A instalação foi projetada para preparar a tropa para incursões em locais de difícil acesso, como becos, vielas e igarapés.

Segundo o tenente Wilkens Diego, comandante de pelotão, a nova estrutura tem sido fundamental para aumentar a eficácia das operações. “A criminalidade local tenta dificultar nosso trabalho, com barricadas de madeira e locais de acesso limitado, mas estamos treinados para superar esses obstáculos e manter o policiamento ativo em áreas críticas”, afirmou.

Eficiência no motopatrulhamento

A Companhia de Motopatrulhamento Tático da Rocam também se destaca no enfrentamento ao crime em áreas urbanas de difícil acesso. Nos últimos dez meses, foram efetuadas mais de 80 prisões, com a apreensão de 23 armas de fogo e a captura de seis foragidos da justiça.

A mobilidade das motocicletas permite que os policiais cheguem rapidamente a locais onde viaturas convencionais não conseguem atuar. “Com o motopatrulhamento, conseguimos maior eficácia em abordagens e ações contra o tráfico de drogas, o que nos torna um diferencial nas áreas de maior dificuldade”, explicou o tenente Wilkens.

Investimento em capacitação

Outro marco importante foi a realização do primeiro Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (I Ciro), que teve duração de dois meses e formou 12 novos integrantes da Companhia de Motopatrulhamento. A iniciativa, inédita no Amazonas, faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, que visa aprimorar a segurança pública por meio de investimentos em tecnologia e qualificação dos agentes.

Resultados que impactam a segurança

Os números refletem o esforço da Rocam para reduzir a criminalidade no estado. Além de enfraquecer o arsenal dos criminosos, a tropa tem contribuído para aumentar a sensação de segurança entre a população. “Estamos prontos para agir, independentemente das adversidades, e continuar nossa missão de proteger o cidadão amazonense”, concluiu o tenente Wilkens.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais